Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Casa do Trem
Arquivo/Coleção: A. C. da Silva Telles
017BRSP006-056.jpg
Casa do Trem
A Casa do Trem Bélico é considerada a construção mais antiga de Santos, tendo sido erguida no século XVI. Serviu de arsenal para os diversos fortes construídos para defender a vila dos ataques de corsários.
Augusto Carlos da Silva Telles
Rua Tiro Onze ; Centro
1970s

Casa da Câmara e Cadeia
Arquivo/Coleção: A. C. da Silva Telles
017BRSP005-021.jpg
Casa da Câmara e Cadeia
A Casa de Câmara e Cadeia foi construída a partir de 1837 e embora se assemelhe a edifícios coloniais, possui alguns elementos arquitetônicos e a composição das fachadas seguindo o estilo neoclássico. Seu projeto inicial previa a construção de um segundo pavimento nas quatro fachadas, mas o acréscimo só foi executado na fachada principal, voltada para a praça. O edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico no final da década de 1950 e passou por reformas em 1962 e 1971.
Augusto Carlos da Silva Telles
Praça dos Andradas
1970s

Igreja dos Carmelitas
Arquivo/Coleção: A. C. da Silva Telles
017BRSP002-011.jpg
Igreja dos Carmelitas
A igreja de Nossa Senhora do Carmo e a capela da Ordem Terceira do Carmo formam um belo conjunto arquitetônico e são separadas por uma única torre sineira, revestida de azulejos portugueses. A igreja do Carmo teve sua pedra fundamental lançada em 1752 e foi concluída em 1760. No seu interior abriga altar-mor em estilo rococó folheado a ouro, altares laterais esculpidos em jacarandá e obras de Benedito Calixto. No pátio externo está o antigo cruzeiro, chamado Marco dos Evangelistas, que foi retirado da rua da Cruz. A capela da Ordem Terceira teve parte de seu interior destruído por um incêndio em 1941, só restante hoje, de primitivo, a Pia Batismal, que data do século XVIII. Possui ainda um belo conjunto barroco nos altares laterais, representando a via sacra.
Augusto Carlos da Silva Telles
Centro
1970s

Igreja dos Carmelitas
Archive/Collection: A. C. da Silva Telles
017BRSP002-010.jpg
Igreja dos Carmelitas
A igreja de Nossa Senhora do Carmo e a capela da Ordem Terceira do Carmo formam um belo conjunto arquitetônico e são separadas por uma única torre sineira, revestida de azulejos portugueses. A igreja do Carmo teve sua pedra fundamental lançada em 1752 e foi concluída em 1760. No seu interior abriga altar-mor em estilo rococó folheado a ouro, altares laterais esculpidos em jacarandá e obras de Benedito Calixto. No pátio externo está o antigo cruzeiro, chamado Marco dos Evangelistas, que foi retirado da rua da Cruz. A capela da Ordem Terceira teve parte de seu interior destruído por um incêndio em 1941, só restando hoje, de primitivo, a Pia Batismal, que data do século XVIII. Possui ainda um belo conjunto barroco nos altares laterais, representando a via sacra.
Augusto Carlos da Silva Telles
Centro
1970s