Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Habitações de Tapuias
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3FG04-003.jpg
Habitações de Tapuias
Esta imagem é reproduzida no álbum "Resultat d'une expédition phographique sur le Solimões" publicado por George Leuzinger em 1869. Com o título "Manáos", a seguinte descrição: maison de "Tapuyas" [casa dos "Tapuyas"]", na prancha de nº 78.
Albert Frisch
Rio Negro
circa 1867

Igarapé de São Vicente
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3FG04-031.jpg
Igarapé de São Vicente
Igarapés são pequenos cursos de água que penetram por florestas. O Igarapé de São Vicente desaguava no Rio Negro e estava localizado nas cercanias de Manaus.
Albert Frisch
Rio Negro
1868

Palafitas flutuantes
Arquivo/Coleção: Marcel Gautherot
010AMPA00470.jpg
Palafitas flutuantes
Essas construções são próprias para uma região regida por épocas de seca e cheia. As palafitas são casas muito simples feitas de madeira e erguidas à beira dos rios e igarapés sobre estacas. Já as casas flutuantes são construídas sobre toras de madeiras e adaptadas para boiar. As casas dos ribeirinhos têm coberturas de palha, de influência indígena ou de telhas metálicas. Na maioria delas não há energia elétrica e nem saneamento básico. Em geral, as pessoas dormem em redes. Na beira dos rios da Amazônia, além das casas dos ribeirinhos, também são encontradas palafitas e flutuantes onde funcionam postos de combustíveis, escolas e pequenos mercados que servem às populações locais.
Marcel Gautherot
Rio Negro
circa 1944