Arquivo/Coleção: Marcel Gautherot
010DFOG26141.jpg
Congresso Nacional. À esquerda, o Palácio do Planalto e, à direita, o Museu Histórico de Brasília
Projetado por Oscar Niemeyer em 1957 e inaugurado em 1960, o Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo na esfera federal. Como um dos Poderes do Estado, compete a ele legislar, fiscalizar, administrar e julgar os demais poderes. O Congresso Nacional é composto por duas casas: o Senado Federal, na cúpula côncava, e a Câmara dos Deputados, na cúpula convexa. Os blocos em forma de "H" têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Ao fundo, os prédios da Esplanada dos Ministérios. Em fevereiro de 1959, o edifício do Congresso estava subidno e a cúpula do senado estava pronta. A da Câmara dos Deputados estava começando a ser construída. O Congresso Nacional foi inaugurado em 21 de abril de 1960.
O Palácio do Planalto, inaugurado em 21de Abril de 1960, abriga a sede do Poder Executivo do governo brasileiro. Está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília e, assim como os demais edifícios públicos da cidade, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1956. Pussui quatro andares, no térreo, estão os serviços de recepção e portaria; no primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo, fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa.
Museu Histórico de Brasília foi projetado por Oscar Niemeyer com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1960 – mesmo dia da inauguração da cidade e representa um marco histórico, pois a inauguração representou a transferência oficial da Capital do RJ para Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas também transcritas em Braille e inglês. Integra o Conjunto Cultural Três Poderes.
Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última. As obras do Supremo Tribunal Federal começaram em 10 de julho de 1957 e em fevereiro de 1959 a primeira laje já estava contruída. Foi inaugurado em 21 de abril de 1960.
Marcel Gautherot
Praça dos Três Poderes
circa 1968