Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Índios (desenho)
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
indios05.jpg
Índios (desenho)
Desenho de índios. Ilustração de Theodore de Bry para uma das edições do livro "Duas viagens ao Brasil", de Hans Staden. Theodore de Bry [Theodor de Bry] (Liège, Bélgica, 1528 – Frankfurt, Alemanha, 27/03/1598): gravurista, ourives e editor. Hans Staden (Homberg [Efze], Alemanha, c. 1525 - Wolfhagen, Alemanha, c. 1576): soldado, explorador e aventureiro. Esteve por duas vezes ao Brasil. De volta à Europa, escreveu o livro "História verdadeira e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, vista que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria e agora a traz a público com essa impressão", também conhecido pelo nome "Duas viagens ao Brasil", que foi publicado em Marburgo, na Alemanha, por Andres Colben em 1557.
s.d.

Aldeia de índios (desenho)
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
indios01.jpg
Aldeia de índios (desenho)
Desenho retratando índios erguendo uma paliçada em volta da aldeia. A ilustração foi feita segundo relatos de Hans Staden na primeira edição do seu livro "Duas viagens ao Brasil" (1557). Hans Staden (Homberg [Efze], Alemanha, c. 1525 - Wolfhagen, Alemanha, c. 1576): soldado, explorador e aventureiro. Esteve por duas vezes ao Brasil. De volta à Europa, escreveu o livro "História verdadeira e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, vista que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria e agora a traz a público com essa impressão", também conhecido pelo nome "Duas viagens ao Brasil", que foi publicado em Marburgo, na Alemanha, por Andres Colben em 1557.
s.d.

Índios tupinambás (desenho)
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
hansstaden03.jpg
Índios tupinambás (desenho)
Detalhe de xilogravura de autor anônimo retratando dois chefes dos índios tupinambás com clavas e cocar de penas. A imagem foi publicada na primeira edição (1557) do livro "Duas viagens ao Brasil", de Hans Staden. Hans Staden (Homberg [Efze], Alemanha, c. 1525 - Wolfhagen, Alemanha, c. 1576): soldado, explorador e aventureiro. Esteve por duas vezes ao Brasil. De volta à Europa, escreveu o livro "História verdadeira e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, vista que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria e agora a traz a público com essa impressão", também conhecido pelo nome "Duas viagens ao Brasil", que foi publicado em Marburgo, na Alemanha, por Andres Colben em 1557.
s.d.

Índios tupinambás (desenho)
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
hansstaden02.jpg
Índios tupinambás (desenho)
Detalhe de xilogravura de autor anônimo retratando uma reunião de chefes dos índios tupinambás à luz da Lua em Ubatuba. A imagem foi publicada na primeira edição (1557) do livro "Duas viagens ao Brasil", de Hans Staden. Hans Staden (Homberg [Efze], Alemanha, c. 1525 - Wolfhagen, Alemanha, c. 1576): soldado, explorador e aventureiro. Esteve por duas vezes ao Brasil. De volta à Europa, escreveu o livro "História verdadeira e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, vista que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria e agora a traz a público com essa impressão", também conhecido pelo nome "Duas viagens ao Brasil", que foi publicado em Marburgo, na Alemanha, por Andres Colben em 1557.
s.d.

Cerco de Igaraçu (desenho)
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
hansstaden01.jpg
Cerco de Igaraçu (desenho)
Detalhe de xilogravura de autor anônimo retratando índios durante o cerco de Igaraçu. A imagem foi publicada na primeira edição (1557) do livro "Duas viagens ao Brasil", de Hans Staden. Hans Staden (Homberg [Efze], Alemanha, c. 1525 - Wolfhagen, Alemanha, c. 1576): soldado, explorador e aventureiro. Esteve por duas vezes ao Brasil. De volta à Europa, escreveu o livro "História verdadeira e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, vista que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria e agora a traz a público com essa impressão", também conhecido pelo nome "Duas viagens ao Brasil", que foi publicado em Marburgo, na Alemanha, por Andres Colben em 1557.
s.d.

[Naufrágio de uma caravela na praia de Itanhaém, junto às ilhas de São Vicente e Santo Amaro]
Arquivo/Coleção: Martha e Erico Stickel
001SK01261.jpg
[Naufrágio de uma caravela na praia de Itanhaém, junto às ilhas de São Vicente e Santo Amaro]
Theodor de Bry
São Paulo
circa 1592