Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Alfredo Volpi, pintando azulejos no ateliê da Osirarte
Arquivo/Coleção: Hildegard Rosenthal
005HR173.jpg
Alfredo Volpi, pintando azulejos no ateliê da Osirarte
O pintor Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, em 1896, e veio para o Brasil ainda pequeno com a família, estabelecendo-se em São Paulo. Trabalhou como operário, pintor e decorador de paredes, ornamentando murais, frisos e florões em salões dos palacetes da época. Autodidata, fez sua primeira obra em 1914. Até a década de 1930 sua pintura caracterizava-se pela aproximação naturalista das formas e cores, tendo ainda um toque impressionista. Depois de 30 sua obra ganhou contornos da arte popular. Em 1925 iniciou sua participação em mostras coletivas, em 1939, após uma visita a cidade de Itanhaém, iniciou a famosa série de marinhas. Numa visita à Itália em 1950 ficou seduzido pela arte gótica. A partir daí, foi substituindo gradativamente o óleo pela têmpera, iniciando uma fase construtivista. Volpi foi ganhador de alguns prêmios em bienais de arte que lhe trouxeram o reconhecimento nacional. Faleceu em São Paulo em 1988.
Hildegard Rosenthal
São Paulo
circa 1942

Grupo de artistas no atelier Osirarte. À esquerda, Alfredo Volpi, no centro Rossi Osir e à direita Hilde Weber.
Arquivo/Coleção: Hildegard Rosenthal
005HR174.jpg
Grupo de artistas no atelier Osirarte. À esquerda, Alfredo Volpi, no centro Rossi Osir e à direita Hilde Weber.
O ateliê e fábrica de azulejos Osirarte foi aberto em 1940 por Paulo Rossi Osir, lá reuniam-se artistas como Alfredo Volpi, Mario Zanini e Cândido Portinari, que se dedicavam a pesquisar técnicas de esmalte, pintura e temperatura de queima dos azulejos. Osir nasceu em São Paulo, filho de uma francesa com um italiano, circulou entre a intelectualidade brasileira, entre os quais, modernistas e o grupo Santa Helena, este último envolvido com temas urbanos e técnicas artesanais como a azulejaria. O ateliê funcionou até a morte de seu fundador, em 1959.
Hildegard Rosenthal
São Paulo
circa 1944

Alfredo Volpi
Arquivo/Coleção: Madalena Schwartz
008MS051.jpg
Alfredo Volpi
O pintor Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, em 1896, e veio para o Brasil ainda pequeno com a família, estabelecendo-se em São Paulo. Trabalhou como operário, pintor e decorador de paredes, ornamentando murais, frisos, florões etc., usados nos salões dos palacetes da época. Autodidata, fez sua primeira obra em 1914. Até a década de 1930 sua pintura caracterizava-se pela aproximação naturalista das formas e cores, tendo ainda um toque impressionista. Depois de 30 sua obra ganhou contornos da arte popular. Em 1925 iniciou sua participação em mostras coletivas; em 1939, após uma visita a cidade de Itanhaém, iniciou a famosa série de marinhas. Numa visita à Itália em 1950 ficou seduzido pela arte gótica, e a partir daí foi substituindo gradativamente o óleo pela têmpera, e iniciou uma fase construtivista. Volpi foi ganhador de alguns prêmios em bienais de arte que lhe trouxeram o reconhecimento nacional. Faleceu em São Paulo em 1988.
Madalena Schwartz
Brasil
circa 1982

Alfredo Volpi e sua obra
Arquivo/Coleção: Alice Brill
011CXART1306.jpg
Alfredo Volpi e sua obra
Retrato de Alfredo Volpi diante de uma de suas obras, em sua residência e ateliê no Cambuci. Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896, e faleceu em São Paulo em 28 de maio de 1988. Sua família passou a residir em São Paulo em 1897, estabelecendo-se no Ipiranga. Ainda criança, Alfredo estudou na Escola Profissional Masculina do Brás. Mais tarde trabalhou como marceneiro-entalhador e encanador. Em 1911, tornou-se pintor decorador e começou a pintar sobre madeiras e telas. Uma paisagem de 1914 é indicada como sua primeira pintura de cavalete. Casou-se em 1927 com Benedita da Conceição (Judith), que provavelmente serviu de modelo no quadro "Mulata" do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na década de trinta passou a fazer parte do Grupo Santa Helena com vários artistas, como Mario Zanini e Francisco Rebolo, integrando ainda a Família Artística Paulista em 1937. Realizou trabalhos para a Osirarte, empresa de azulejaria criada em 1940, por Rossi Osir.
Alice Brill
Cambuci
circa 1951