Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Hoje é ontem;Cidade e delírio: ontem e hoje;Cineminha de segunda-feira;Sem contar a deslealdade e a desonestidade;Dinheiro voador;Valium-me, Deus!;O mundo, a esta altura;Execução pela alvorada;Oliver Twist;Não é uma bobagem;Rabo de papel e outros rabos;Clima do homem/Nota internacional/Estabilização monetária/Alimento de pobres/Loucura dialética;Duas espécies de velhice;O obscuro sentido da tragédia;Vila Rica, cidade livre;O pastel de vento e os bacuraus;Os vários nomes da lisonja;Incoerência e mundo novo;Poetas e cidades;Raízes: ontem, hoje;Tartufaria;Ratos e cometas;O apolíneo e o dionisíaco;Tiro pela culatra;O gigante vota, mas não lê;Eleições cá e lá;Visão de um transeunte;Por entre os astros subindo;Precisa-se de um mágico;Cansado como um rio;Enfim, o grito das urnas;Voo rasante;O poético meio circulante;Franco-atirador;O quarto escuro dos aposentados;Papo de logradouro;Modos, senhores;Reminiscências;Quando a República não vomitava a morte;Santa Fé;Uma casa muito engraçada;O médico do poeta;Três poetas e um prosador da Na geração;Gosto de complicar;Júpiter e o urubu;A batalha aérea vista do chão;Cala-te, boca;Capital do horror;Chuvaceiros: de 1500 a 1988;Começos de um poeta;Constituinte: o zoo;Cultura, uma revista e um milagre;Da mãe gentil ao feio gentílico;Deduções fáceis em torno de Minas;Desterro cultural;Dupla redenção;Esquecer e lembrar;Este sol impagável;Estudantes no Brasil: um exame de violência;Exumação do retrato;Fidel um homem contra o continente;Finlândia: a indústria moderna vizinha do pólo norte;General, sapo e rosa;Hong-Kong (hong-kong);Horóscopo do Brasil;Introito à incompreensão;Isto aqui e o voto;João Bolinha virou gente;Latifúndio ortográfico;Libertação da miséria;Língua legal;Literatura de Natal;Luz e sombras;Meditação serena sobre uma doutrina e seu chefe;Motivo de orgulho para a UFMG;Muitas profissões, uma úlcera e o intocavél pé de meia do mineiro;No país das maravilhas;Notícia sobre o Teatro de Câmera;O Brasil fala caô;O caminho da liberdade;O deserto povoado;O diálogo impossível;O disputado governo do inferno;O fim do mundo;O gado;O homem que planejou sua fome;O impiedoso olhar dinamarquês;O mistério da urna;O poeta e o onagro;O tatu de Kipling;O urubu e o sapateiro;Ontem hoje sempre;Otto na Academia;Outro dia mesmo;Passagem pelo estreito;Pátria de corpo inteiro;Peça licença e pague para ir lá fora;Pequenos artifícios;QB VII ou a nova receita do best seller;Que língua fala o homem-aranha?;Quem será o Abrante?;Recordação do preclaro e ilustre mestre;Saudade do futuro;Sim, as estátuas riem;Um pouco de Costa Rego;Um testemunho;Urnas milionárias;Vermelho, negro e amarelo;Zero com louvor;-
Arquivo/Coleção: Otto Lara Resende (OLR)
033882.jpg
Muitas profissões, uma úlcera e o intocavél pé de meia do mineiro
Conto
Otto Lara Resende
Local não identificado
1964

Vigor e sabedoria
Arquivo/Coleção: Otto Lara Resende (OLR)
036467.jpg
Vigor e sabedoria
Crônica
Otto Lara Resende
São Paulo
20 de janeiro de 1992

Artistas de música popular
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
album07_08.jpg
Artistas de música popular
Silvio Caldas (sentado ao centro, com o violão), na sede da UBC (União Brasileira de Compositores), ensaiando o samba "Chora que passa", de Roberto Martins (o quarto em pé, da esquerda para a direita, apontando para a partitura) e Erathostenes Frazão (sentado ao lado de Silvio Caldas, de terno branco). Na foto estão ainda Nássara (o terceiro em pé, da esquerda para a direita, com o cigarro na boca), Roberto Roberti (o quinto), Cícero Nunes (o sétimo), Gilberto Alves (agachado, à esquerda), Russo do Pandeiro (sentado, à direita) e Mário Morais (este último mencionado na legenda do "Boletim Social da UBC" n. 18 - ver campo "Notas"). Silvio Caldas [Silvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas] (Rio de Janeiro, 23/05/1908 - Atibaia, SP, 03/02/1998): cantor e compositor. O "Caboclinho Querido". Irmão do cantor e compositor Murillo Caldas (Rio de Janeiro, 27/06/1905 - 04/03/1999). Nássara [Antônio Gabriel Nássara] (Rio de Janeiro, 11/11/1910 - Rio de Janeiro, 11/12/1996): compositor, caricaturista e desenhista. Roberto Martins (Rio de Janeiro, 29/01/1909 - Rio de Janeiro, 14/03/1992): compositor, instrumentista (percussão) e guarda civil. Pai do jornalista, crítico, instrumentista (piano) e radialista Jorge Roberto Martins (Rio de Janeiro, 02/01/1942 - Rio de Janeiro, 24/12/2024). Roberto Roberti (Rio de Janeiro, 09/08/1915 - Rio de Janeiro, 16/08/2004): compositor. Cícero Nunes [Cícero Nunes Cordeiro] (Rio de Janeiro, 06/04/1912 - Rio de Janeiro, 03/02/1993): compositor e instrumentista (violão). Gilberto Alves [Gilberto Alves Martins] (Rio de Janeiro, 15/04/1915 - Jacareí, SP, 04/04/1992): cantor. Conhecido como "O Cantor que Venceu". Frazão [Erathostenes Alves Frazão] (Rio de Janeiro, 17/01/1901 - Rio de Janeiro, 17/04/1977): compositor, jornalista e autor de teatro. Russo do Pandeiro [Antônio Cardoso Martins] (São Paulo, 29/01/1913 - Rio de Janeiro, 16/05/1985): instrumentista (pandeiro) e compositor. Fez parte do grupo Gente do Morro, do Regional de Benedito Lacerda e do conjunto Russo and the Samba Kings. Mário Morais: cantor e compositor.
Sede da UBC
30 de dezembro de 1948

Silvio Caldas, Floriano Faissal, Fernando Lobo e Ary Barroso
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
arybarroso11t.jpg
Silvio Caldas, Floriano Faissal, Fernando Lobo e Ary Barroso
Da esquerda para a direita: Silvio Caldas, Floriano Faissal, Fernando Lobo e Ary Barroso (de costas). Silvio Caldas [Silvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas] (Rio de Janeiro, 23/05/1908 - Atibaia, SP, 03/02/1998): cantor e compositor. O "Caboclinho Querido". Irmão do cantor e compositor Murillo Caldas (Rio de Janeiro, 27/06/1905 - 04/03/1999). Floriano Faissal (São Paulo ou Rio de Janeiro, 20/01/1907 - Rio de Janeiro, 1986): ator, compositor e autor de teatro. Irmão do compositor e radialista Lourival Faissal (Rio de Janeiro, 17/11/1922), do ator, apresentador e radialista Roberto Faissal [Roberto Siqueira Matoso Faissal] (Guarulhos, SP, 11/03/1929 - Rio de Janeiro, 25/10/1988) e do radialista William Faissal. Fernando Lobo [Fernando de Castro Lobo] (Recife, PE, 26/07/1915 - Rio de Janeiro, 22/12/1996): compositor, jornalista, radialista, desenhista e pesquisador. Pai do cantor, compositor, instrumentista (violão) e arranjador Edu Lobo [Eduardo de Góes Lobo] (Rio de Janeiro, 29/08/1943). Avô do cantor, compositor e instrumentista (violão) Bena Lobo [Bernardo Lobo] (Rio de Janeiro, 19/09/1972), filho de Edu Lobo e da cantora e instrumentista (violão) Wanda Sá [Wanda Maria Ferreira de Sá] (São Paulo, 11/07/1944). Ary Barroso [Ary Evangelista Barroso] (Ubá, MG, 07/11/1903 - Rio de Janeiro, 09/02/1964): compositor, instrumentista (piano), locutor esportivo, apresentador e político. Primeiro presidente da União Brasileira de Compositores (1942).
Boate Night and Day - Centro
1950s

Contatos
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
contatos07.jpg
Contatos
Contatos com reproduções de imagens diversas. Na primeira coluna aparecem: Francisco Alves (4 imagens) e Carmen Miranda. Na segunda coluna aparecem: Francisco Alves e Mário Reis (quarto contato) e Francisco Alves (último contato). Na terceira coluna aparecem: Aurora Miranda (?), Silvio Caldas e Rogério Guimarães (2 imagens. Na primeira estão, em pé: João Batista Nogueira (violão), João de Deus (flauta) e Rogério Guimarães (violão), além de Pery Cunha (bandolim), sentado. Na segunda aparecem: Em pé, atrás: Murillo Caldas, Pery Cunha, João Batista Nogueira e João de Deus; à frente: Ísis Silva, Rogério Guimarães (com o violão) e Alice [Figueiredo?].). Na quarta coluna aparecem, nos três primeiros contatos: Mário Rossi, Paulo da Portela e Donga. Na quinta e última coluna aparece Catullo da Paixão Cearense (quinto contato). Há também vários contatos de fotos que registram momentos do Carnaval.
s.d.

Contatos
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
contatos10.jpg
Contatos
Contatos com reproduções de imagens diversas. Na primeira coluna aparecem: Luiz Barbosa (reprodução de periódico), Conjunto N. Brandão (reprodução), João de Barro (capa de partitura), Lamartine Babo (caricatura em capa de partitura) e Luiz Americano (capa de partitura, último contato). Na segunda coluna aparecem: Duque, Moacyr Bueno Rocha, Ary Kerner Veiga de Castro e Almirante (caricatura em capa de partitura, último contato). Na terceira coluna aparecem: Orlando Silva (4 imagens) e Silvio Caldas (último contato). Na quarta coluna aparecem: Silvio Caldas, Aurora Miranda e Ataulfo Alves (3 imagens). Na quinta coluna aparecem: Duque e Noel Rosa quando criança (3 imagens).
s.d.

Contatos
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
contatos19.jpg
Contatos
Contatos com reproduções de imagens diversas. Na primeira coluna aparecem: Conjunto N. Brandão, Luiz Americano e Gastão Formenti (2 imagens). Na segunda coluna aparecem: Gastão Formenti (2 imagens - capas de partitura), Francisco Alves, capa da partitura de “O despertar da montanha”, Geraldo Pereira e Orlando Silva. Na terceira coluna aparecem: Orlando Silva (4 imagens) e Silvio Caldas (último contato). Na quarta coluna aparecem: Silvio Caldas, Aurora Miranda e Ataulfo Alves (3 imagens). Na quinta coluna aparecem: Moreira da Silva (caricatura, segundo contato), Luiz Barbosa (2 imagens), Lamartine Babo e Ary Barroso. Na sexta e última coluna aparecem: Sinhô e Luiz Barbosa (4 imagens).
s.d.

Contatos
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
contatos20.jpg
Contatos
Contatos com reproduções de imagens diversas. Na primeira coluna aparecem: Nelson Ferreira, Emilinha Borba, Raul Torres, Carlos Galhardo, Silvio Caldas e Aracy de Almeida. Na segunda coluna aparecem: Pixinguinha (segundo contato), Dick Farney (terceiro contato) e Aurora Miranda (quinto contato, com Dalva de Oliveira e Linda Batista). Na terceira coluna aparecem: Dalva de Oliveira (primeiro contato), Billy “Uke” Carpenter (segundo e quinto contatos), Helen Clark (terceiro contato) e Lou Holtz (quarto contato). Na quarta coluna aparecem cenas de teatro de revista. Na quinta e última coluna aparecem: Dorival Caymmi (primeiro contato), Odete Amaral (quarto contato) e Garoto (quinto contato).
s.d.

Elizeth Cardoso e Silvio Caldas
Arquivo/Coleção: Elizeth Cardoso
EC_Foto_0948.jpg
Elizeth Cardoso e Silvio Caldas
Elizeth Cardoso [Elizette Moreira Cardoso] (Rio de Janeiro, 16/07/1920 - Rio de Janeiro, 07/05/1990): cantora. Conhecida como "A Divina", "A Mulata Maior", "A Magnífica", "A Enluarada", "A Noiva do Samba-Canção", "A Lady do Samba". Silvio Caldas [Silvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas] (Rio de Janeiro, 23/05/1908 - Atibaia, SP, 03/02/1998): cantor e compositor. O "Caboclinho Querido". Irmão do cantor e compositor Murillo Caldas (Rio de Janeiro, 27/06/1905 - 04/03/1999).
Wilson
s.d.