Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Largo do Paço visto do morro do Castelo
Arquivo/Coleção: Mestres do Séc. XIX
001ACL017002.jpg
Largo do Paço visto do morro do Castelo
Integra o álbum "Rio de Janeiro e seus arredores" formado por 42 fotografias do Rio de Janeiro, de Petrópolis, da Amazônia e 5 reproduções fotográficas de gravuras europeias. É possível que as fotografias da Amazônia, por Albert Frisch e as reproduções de gravuras não sejam parte do álbum original, tendo sido inseridas posteriormente.
Georges Leuzinger
Centro
circa 1865

Vista da Baía de Guanabara, com destaque para o Pão de Açúcar
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
0071824cx024-03.JPG
Vista da Baía de Guanabara, com destaque para o Pão de Açúcar
O panorama abrange também os bairros de Botafogo, Flamengo e Urca, vistos a partir do Corcovado.
Marc Ferrez
Corcovado
circa 1892

Imagem padrão
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
0071824cx036b-03.jpg
Cascatinha da Tijuca
Cascatinha da Tijuca (anteriormente conhecida como Cascatinha Taunay devido ao nome do artista francês que a pintou em 1820), está localizada no Parque Nacional da Tijuca, parte da Floresta da Tijuca. Cascatinha da Tijuca, localizada no Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, na qual está inserida a Floresta da Tijuca. A Tijuca foi uma das áreas em que os primeiros colonizadores estabeleceram suas lavouras de café ou engenhos de açúcar, como o governador Salvador Correia de Sá. Por volta da década de 1850, o major Manuel Archer foi incumbido de reflorestar a área, em grande parte devastada pelas lavouras, começando aí a formação do parque.
Marc Ferrez
Floresta da Tijuca ; Floresta da Tijuca
circa 1890

Sessão solene em homenagem ao Dia do Compositor
Arquivo/Coleção: Carlos Moskovics
026CX072HMartinsEnv02010.jpg
Sessão solene em homenagem ao Dia do Compositor
Da esquerda para a direita, Newton Teixeira, Marino Pinto (presidente da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música, SBACEM), Herivelto Martins (presidente do Sindicato dos Compositores do Rio de Janeiro), Cristóvão de Alencar (discursando, presidente da União Brasileira de Compositores, UBC), Joracy Camargo (presidente da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, SBAT) e Dorival Caymmi, entre outros. Fotografia proveniente de envelope com a inscrição: Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM).
Carlos Moskovics
Sede do Sindicato dos Compositores ; Praça Floriano ; Centro
7 de outubro de 1964