Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Canoa no rio Japurá levando produtos ao mercado de Coari
Arquivo/Coleção: Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
P002SAm21-0017.jpg
Canoa no rio Japurá levando produtos ao mercado de Coari
Albert Frisch, fotógrafo alemão contratado por Georges Leuzinger, percorreu em 1867 e 1868 o Alto Amazonas, de Tabatinga a Manaus, e foi um dos primeiros a retratar povos indígenas brasileiros, além de aspectos da paisagem local. O conjunto de cerca de cem imagens foi editado e comercializado pela Casa Leuzinger e representa um marco na fotografia brasileira do século XIX.Esta imagem integra a Coleção Alphons Stübel. Indígenas vindo de Nova Granada (território da atual Colômbia), pela margem esquerda do rio Japurá, trazendo mercadorias para negociar, depois de uma viagem de 12 meses. Depois de comercializarem, eles rapidamente faziam a viagem de volta.
Albert Frisch
Rio Japurá
1868

Indígenas Miranha
Arquivo/Coleção: Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
P002SAm21-0015.jpg
Indígenas Miranha
Albert Frisch, fotógrafo alemão contratado por Georges Leuzinger, percorreu em 1867 e 1868 o Alto Amazonas, de Tabatinga a Manaus, e foi um dos primeiros a retratar povos indígenas brasileiros, além de aspectos da paisagem local. O conjunto de cerca de cem imagens foi editado e comercializado pela Casa Leuzinger e representa um marco na fotografia brasileira do século XIX. Esta imagem é reproduzida no álbum "Resultat d'une expédition phographique sur le Solimões" publicado por George Leuzinger em 1869. Com o título "Miranhas - demi civilisés, de la riviére "Japurá" coté droit de l'Amazonas, ne parlant cependant pas le portugais [semi-civilizados, do rio "Japurá" na margem direita do Amazonas, contudo não falam português]", na prancha de nº 21.
Albert Frisch
Rio Japurá
1868

Canoa no rio Japurá
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3FG04-011.jpg
Canoa no rio Japurá
Canoa ocupada por indígenas navegando pelo rio Japurá, que nasce em altitudes elevadas ao sul da atual região da Colômbia e banha o estado do Amazonas. Foi um dos primeiros rios amazonenses a ser penetrado. A embarcação vinha de Nova Granada carregada de produtos em viagem por 12 meses, dirigindo-se a Coari para ali vender seus produtos e voltar em seguida pelo Içá.
Albert Frisch
Rio Japurá
circa 1867