Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Viaduto Santa Ifigênia
Arquivo/Coleção: Instituto Moreira Salles
002004aGA015.JPG
Viaduto Santa Ifigênia
O Viaduto Santa Efigênia foi inicialmente idealizado por volta de 1890, por Francisco da Cunha Bueno e Jayme Serra, que obtiveram licença para a construção, que não foi iniciada e teve o contrato cancelado. Um novo contrato foi proposto, mas intervenções não permitiram que o projeto seguisse adiante. Em 1904 o vereador Oswaldo Nogueira de Andrade solicitou estudos e orçamento para a construção do viaduto, mas somente em 1906 os vereadores Candido Motta e Urbano Azevedo conseguiram obter um parecer da Comissão de Obras sobre a necessidade de sua construção. Em 1908 o edital foi publicado, mas algumas dificuldades burocráticas foram provocadas pelo vereador Silva Telles. Resolvidos todos os empecilhos, as obras finalmente começaram em 1910, com projeto da empresa Giulio Micheli. No ano seguinte começou a montagem da estrutura de ferro, vinda da Bélgica. O viaduto foi inaugurado em 26 de setembro de 1913 pelo prefeito Raymundo Duprat.
Guilherme Gaensly
Vale do Anhangabaú
circa 1920

Viaduto Santa Ifigênia e mosteiro de São Bento
Archive/Collection: Domingos de Miranda Ribeiro
018DM0729b.jpg
Viaduto Santa Ifigênia e mosteiro de São Bento
Vista panorâmica da região do Viaduto Santa Efigênia, que se estende ao longo da Avenida Prestes Maia, onde aparece, no canto esquerdo, em primeiro plano, o Mosteiro de São Bento. À direita, mais ao fundo, a Estação Júlio Prestes, ao centro, a região da Luz e, em último plano, o Campo de Marte e a Serra da Cantareira, na região norte da cidade.
Domingos de Miranda Ribeiro
Centro
25 de junho de 1962

Viaduto Santa Efigênia e igreja de Santa Efigênia
Arquivo/Coleção: Domingos de Miranda Ribeiro
018DM0750b.jpg
Viaduto Santa Efigênia e igreja de Santa Efigênia
Vê-se o Viaduto Santa Efigênia em toda a sua extensão, a igreja de Santa Efigênia e a avenida Prestes Maia, onde aparecem, no canto esquerdo do primeiro plano, parte do Mosteiro de São Bento. Ao fundo, a Estação Júlio Prestes; ao centro, a região da Luz e, no último plano, o Campo de Marte e a Serra da Cantareira, na região norte da cidade.
Domingos de Miranda Ribeiro
São Bento
25 de junho de 1966