Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, Ponte da Cabeçuda
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
0073455cx001-03.jpg
Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, Ponte da Cabeçuda
A Ponte da Cabeçuda, também chamada de Ponte das Laranjeiras, ou da Laguna, foi uma obra de arte grandiosa, com quase 1,5 kilometro de estrutura metálica sobre a Lagoa de Imarui. A Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, conhecida popularmente como a Ferrovia do Carvão, foi concluída em 1884, com 112 km de extensão, e foi a pioneira na província de Santa Catarina. Teve origem com uma concessão obtida pelo Visconde de Barbacena e seria fundamental para levar o carvão de pedra das jazidas descobertas no sul do estado (na região de Lauro Müller) até o porto de Imbituba. No entanto, por um erro de planejamento, a ferrovia fez apenas um carregamento de carvão e ficou por trinta e cinco anos sem transportar o produto. O problema era que o único veio do minério descoberto no período era de baixo poder calorífico e deu prejuízo tanto à empresa mineradora quanto à ferrovia. Por muito tempo, o transporte de passageiros e mercadorias foi a fonte de renda da ferrovia, mas a partir dos anos 1990 voltou a ser utilizada para seu propósito inicial. A Ponte da Cabeçuda, também chamada de Ponte das Laranjeiras, foi uma obra de arte grandiosa, com quase 1,5 kilometro de estrutura metálica sobre a Lagoa de Imarui. A Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, conhecida popularmente como a Ferrovia do Carvão, foi concluída em 1884, com 112 km de extensão, e foi a pioneira na província de Santa Catarina. Teve origem com uma concessão obtida pelo Visconde de Barbacena e seria fundamental para levar o carvão de pedra das jazidas descobertas no sul do estado (na região de Lauro Müller) até o porto de Imbituba. No entanto, por um erro de planejamento, a ferrovia fez apenas um carregamento de carvão e ficou por trinta e cinco anos sem transportar o produto. O problema era que o único veio do minério descoberto no período era de baixo poder calorífico e deu prejuízo tanto à empresa mineradora quanto à ferrovia. Por muito tempo, o transporte de passageiros e mercadorias foi a fonte de renda da ferrovia, mas a partir dos anos 1990 voltou a ser utilizada para seu propósito inicial.
Marc Ferrez
Laguna
circa 1884

Avenida de palmeiras
Arquivo/Coleção: Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
P002SAm54-0112.jpg
Avenida de palmeiras
A alameda Duque de Caxias é popularmente conhecida como rua das Palmeiras. A plantação de suas palmeiras se deu em 1876 pelo fundador da cidade Dr. Hermann Bruno Otto von Blumenau. Blumenau foi fundada em 1850 por um grupo de 17 imigrantes alemães que tinham por intuito fundar uma colônia.
Autoria não identificada
Centro
circa 1900

Hotel Holetz
Arquivo/Coleção: Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
P002SAm54-0113.jpg
Hotel Holetz
O hotel Holetz foi inaugurado em 1902 na esquina da alameda Rio Branco (antiga Kaiserstrasse) com a rua 15 de Novembro, onde antes era a residência da família Holetz. Durante toda sua existência, o hotel Holetz foi considerado o principal hotel de Blumenau. Em 1959 iniciou-se a demolição do Holetz para dar início a construção do Grande Hotel Blumenau, inaugurado em 1962.
Autoria não identificada
Blumenau
1902 - 1910