Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
-;Ao faminto pertence o pão...;-;-;-;-;-;-;-;Adeus de Sobral emociona a todos no enterro de Alceu;-;A boca do inferno - Conto de Otto Lara Resende;-;-;-;Ainda o FMI;-;-;Lagoa dourada;-;Cofres...;-;-;-;-;-;A glória interina;-;-;-;-;-;-;Álvaro Lins;-;Farsanterias;Brasil perdeu cronista maior;-;-;[Memphis];-;-;A vida, é verdade, passou...;-;-;-;-;A morte do mineiro santo;-;-;-;O lugar-comum da iluminação...;-;-;-;-;Armando Nogueira;-;-;Pg 34/Bush mudou 29 vezes de casa...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Começos de um delírio;O Galo/A Nelson Rodrigues/Catacumbas/Encontro/Museu Van Gogh/Amanhecer/La vida es sueno/Momento no metrô;-;-;Assassino de arquiteto será descrito;-;-;-;The misanthropic world of Otto Lara Resende;-;-;-;-;-;-;-;-;A urgência de uma definição;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Baratas e depósitos;-;As pompas do mundo;-;-;O braço direito: dossiê (Antoninho Pio va se marier...);-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Muitas profissões, uma úlcera e o intocável pé-de-meia do mineiro;Ponto de saturação;A luz dos livros;O trono vazio;Raízes e flores;A pesca;O filho pródigo...;Todas as minhas outras saídas...;As pompas do mundo;1. Galho caiu em agosto...;Eu sou de um tempo...;O braço direito: dossiê (Qdo. o Cônego Lopes faleceu...);Tristurinha pequena, fina, doendo...;Experiência que eu não tinha...;La mort de Napoléon...;Ou Dante ou um camponês...;Medalhas - o que é preciso...;Não sei se a televisão melhorou...;Nada esperemos destas almas...;Língua & liberdade;[Roda-viva];A atividade literária do presidente;A conquista: os brasileiros;A estátua de ouro;A luz dos infelizes;A paz de Santa Maria de Maricá;A respeito da notícia que dei sobre;ABL empossa Otto Lara Resende, que ocupará a cadeira 39;Antonio Callado;As graves denúncias e as suaves lembranças de Pedro Nava, médico, professor, pintor, poeta e memorialista;Boca, silêncio e mordaça;Soneto dos quarenta anos;Periquito - Faz muito calor....;Poema;Portrait gallery; Auschwitz;Paulo Mendes Campos
Arquivo/Coleção: Otto Lara Resende (OLR)
030831.jpg
A estátua de ouro
Artigo
Otto Lara Resende
Rio de Janeiro
18 de dezembro de 1983

Homenagem ao humorista português André Brun
Arquivo/Coleção: Chiquinha Gonzaga
CG_59_024_001.jpg
Homenagem ao humorista português André Brun
Homenagem da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) ao humorista português André Brun (ao centro da foto, de terno branco e chapéu inclinado na cabeça). Na ocasião, houve uma troca de chapéus. Na foto estão, segundo informação manuscrita no verso: o jornalista Bastos Tigre (no alto, o segundo da esquerda para a direita, de terno escuro, segurando o chapéu na mão) e seu contínuo; o caricaturista K. Lixto (Calixto Cordeiro - possivelmente na fila do meio, de pé, o terceiro da esquerda para a direita, de bigode, com o chapéu aureolando sua cabeça); o caricaturista Raul Pederneiras (possivelmente ao lado de André Brun, segurando o violão); e Carlos Bittencourt (presidente da SBAT), entre pessoas não identificadas. André Brun [André Francisco Brun] (Lisboa, Portugal, 09/05/1881 - Lisboa, Portugal, 22/12/1926): humorista, escritor, dramaturgo e militar. Foi um dos sócios fundadores da Sociedade Portuguesa de Autores (1925). Bastos Tigre [Manuel Bastos Tigre] (Recife, PE, 12/03/1882 - Rio de Janeiro, 01/08/1957): bibliotecário, jornalista, escritor, poeta, compositor, humorista, publicitário, teatrólogo e engenheiro. É considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. No dia 12 de março comemora-se no país, em sua homenagem, o Dia do Bibliotecário. A biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, leva seu nome. K. Lixto [Calixto Cordeiro] (Niterói, RJ, 14/10/1877 - Rio de Janeiro, 11/02/1957): desenhista, caricaturista e professor. Em alguns de seus desenhos para o periódico "A Maçã", utilizou o pseudônimo Lup. Raul Pederneiras [Raul Paranhos Pederneiras] (Rio de Janeiro, 15/08/1874 - Rio de Janeiro, 11/05/1953): caricaturista, ilustrador, pintor, professor, teatrólogo, compositor e escritor. Foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa (1915-1917 e 1920-1926). Carlos Bittencourt (Rio de Janeiro, 12/12/1888 - Rio de Janeiro, 31/08/1941): jornalista, autor teatral e revistógrafo. Também conhecido como "Assombro". Foi presidente da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).
Autoria não idenficada
Floresta da Tijuca
s.d.

"Fandanguassu" (reprodução de periódico)
Arquivo/Coleção: José Ramos Tinhorão
teatroderevista67.jpg
"Fandanguassu" (reprodução de periódico)
Cena do final do terceiro ato da revista "Fandanguassu", de Carlos Bittencourt e Luiz Moreira. Ao centro, de braços abertos, está o ator Leonardo [José Gonçalves Leonardo] interpretando Morcego [Norberto do Amaral Júnior], folião do Clube dos Democráticos. José Gonçalves Leonardo (1859 - São Paulo, 1917): ator, cantor e comediante. Morcego [Norberto Augusto Freire do Amaral Júnior] (?? - Rio de Janeiro, 17/05/1938): folião tradicional do Clube dos Democráticos.
Teatro São Pedro - Centro
1913