Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Jardim Botânico
Archive/Collection: Gilberto Ferrez
007A5P3F13-049.jpg
Jardim Botânico
Quando D. João VI chegou ao Rio, mandou fundar a fábrica de pólvora na várzea que circundava a lagoa hoje conhecida como Rodrigo de Freitas. Ao seu lado, mandou instituir um "jardim para plantas exóticas" que continha principalmente especiarias. Somente no reinado de D. Pedro I que o jardim tomou ares de Jardim Botânico, sob os cuidados do Frei Leandro do Sacramento quando a fábrica incendiou-se e não foi mais reerguida.
Fritz Büsch
Bairro Jardim Botânico
circa 1890

Estação do Corcovado
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3F13-050.jpg
Estação do Corcovado
Estação que dava acesso ao morro do Corcovado por meio da Estrada de Ferro de mesmo nome, a primeira ferrovia eletrificada do Brasil, inaugurada em 1884. O morro do Corcovado está situado na Serra da Carioca e faz parte do Parque Nacional da Tijuca. No século XVI recebeu dos portugueses o nome de Pináculo (ou Pico) da Tentação, numa alusão a um monte bíblico. Somente no século XVIII é que foi rebatizado como Corcovado, por causa de sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda.
Fritz Büsch
Cosme Velho
1890

Paineiras
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3F13-051.jpg
Paineiras
As Paineiras fazem parte do Parque Nacional da Tijuca, que abriga a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo. O caminho das Paineiras era um dos acessos ao morro do Corcovado.
Fritz Büsch
Floresta da Tijuca
1890

Passeio Público
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3F13-052.jpg
Passeio Público
O Passeio Público é o primeiro parque público do Brasil, uma imensa área verde bem no centro da cidade. Originalmente obra urbanística de Mestre Valentim, que planejou e executou o jardim, a fonte dos jacarés e as pirâmides, que ainda permanecem. Foi reformado pelo arquiteto e paisagista Auguste Marie Glaziou em 1862.
Fritz Büsch
Centro
circa 1890