Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
002319.jpg
Ivan Lessa (IL)
Liane Brandon
(Autoria)
Ivan Lessa
(Destinatário)
(Autoria)
Ivan Lessa
(Destinatário)
18 de setembro de 1966
Detalhes
002319.jpg
Ivan Lessa (IL)
Ivan Lessa (IL) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
18 de setembro de 1966(Não)
Notícias sobre a vida pessoal. Indagação acerca de Machado de Assis. Considerações sobre livros e filmes americanos. Interesse em notícias de Belo Horizonte. Indagação acerca de sentimentos. Manifestação de apreço
; 2(folhas)
Belo Horizonte - MG, Nova York - Estados Unidos, Argentina, Day of the locust, Growing up absurd: problems of youth in the organized society, The crying of lot 49, The great society, Lord of the rings, Understand media
Manuscrito. Possui envelope. Possui selo.
Criado no Rio de Janeiro, o paulista de nascimento Ivan Lessa era filho do casal de jornalistas e escritores Orígenes Lessa e Elsie Lessa. Seguiu a carreira dos pais e trabalhou intensamente, sempre com brilho, em vários periódicos do Rio e de São Paulo. Colaborou no arrojado O Pasquim, para o qual criou Sig, o ratinho mascote do jornal, onde assinou, na década de 1970, a seção “Gip-Gip Nheco-Nheco”. No diário Última Hora fez grande sucesso com os verbetes humorísticos da coluna “ABC do sexo”. Parte de sua obra de cronista foi reunida em Garotos da fuzarca (1986), Ivan vê o mundo (1999) e O luar e a rainha (2005), entre outros. Passou os últimos 34 anos de vida em Londres como colaborador na BBC Brasil.
O Arquivo Ivan Lessa chegou ao Instituto Moreira Salles em 2017. Contém correspondência, charges, desenhos, fotografias, crônicas, cadernos com anotações diversas.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.