Título: A sensação de que o tempo...
Detalhes
003555.jpg
Elisa Lispector (EL)
Elisa Lispector (EL) > Série Produção intelectual > A sensação de que o tempo...
A sensação de que o tempo...
(Título)
Elisa Lispector (Autoria)
1962(Não)
Caderno com textos em prosa
; 296(folhas)
Manuscrito. Possui anexos: notas O inferno é o cotidiano.../Écrire pour se..../Dizer: só escolhemos..., de Elisa Lispector, de 19--, 3 f., encontradas entre a contracapa e a folha 1.; notas Voar com os.../Eu nunca olho..., de Elisa Lispector, de 19--, 2 f., encontradas entre as folhas 33 e 34.; nota Viver será heróico..., de Elisa Lispector, de 19--, 1 f., encontrada entre as folhas 43 e 44; nota Ter coragem de..., de Elisa Lispector, de 19--, 1 f., encontrada entre as folhas 44 e 45; nota A solidão se faz..., de Elisa Lispector, de 19--, 1 f., encontrada entre as folhas 48 e 49. Foram preenchidas 47 folhas do caderno.
Romancista e contista de reconhecido talento, a brasileira nascida na Ucrânia, Elisa Lispector estreou na literatura com o romance Além da fronteira, de 1945, mas é O muro de pedras, de 1963, que marca o ponto alto de sua obra. Irmã mais velha de Clarice Lispector, colaborou em revistas, como a Fon-Fon!, e em jornais, como o Diário de Notícias e O Jornal.
O Arquivo Elisa Lispector chegou ao Instituto Moreira Salles em 2007. Conserva os originais datiloscritos da segunda edição revista de Além da fronteira, do livro de contos O tigre de Bengala, de 1985, com correções manuscritas da autora, e, o intitulado No mais secreto do ser efêmero, que seria publicado com o título de O muro de pedras. Contém cartas e telegramas, recortes de jornais e de revistas, dossiês médicos e certidões de nascimento e óbito, além da certidão do casamento de seus pais.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
