Título: [Ministério do Trabalho e Previdência Social]
Detalhes
078255.jpg
Elisa Lispector (EL)
Elisa Lispector (EL) > Série Correspondência pessoal > [Ministério do Trabalho e Previdência Social]
[Ministério do Trabalho e Previdência Social]
(Título)
Elisa Lispector (Autoria)
1965 - 1966(Não)
Dossiê referente ao trabalho no Ministério do Trabalho e Previdência Social: bilhete manuscrito de Stella Polanah, 19--; nota manuscrita de Elisa Lispector; carta do Departamento Nacional do Trabalho/Natercia Pinto da Rocha, de 9 de fevereiro de 1965; carta do Departamento Nacional do Trabalho/Natercia Pinto da Rocha, de 26 de fevereiro de 1965; carta do Departamento Nacional do Trabalho/Natercia Silveira da Rocha, de 26 de fevereiro de 1965; carta do Departamento Nacional do Trabalho/Osvaldo Colatino de Araújo Góes, de 24 de março de 1965; parecer do Departamento Nacional do Trabalho/Antonio de Paula Filho, de 18 de junho de 1965; parecer do Departamento Nacional do Trabalho/Nicola Lamastra, de 3 de fevereiro de 1966; parecer do Departamento Nacional do Trabalho/Elisa Lispector, de 5 de abril de 1966; carta do Departamento Nacional do Trabalho/Elisa Lispector, de 28 de junho de 1966; parecer do Departamento Nacional do Trabalho/Victor Amorim, de 1 de julho de 1966; carta do Departamento Nacional do Trabalho/Elisa Lispector, de 7 de julho de 1966
(item)
; 16(folhas)
; 16(folhas)
Manuscrito e datiloscrito. Possui anexo: pasta com inscrição Brasília, de Elisa Lispector, 1 f. Originalmente na pasta Brasília, guardada, junto a outras, na pasta Conferência do Peru.
Romancista e contista de reconhecido talento, a brasileira nascida na Ucrânia, Elisa Lispector estreou na literatura com o romance Além da fronteira, de 1945, mas é O muro de pedras, de 1963, que marca o ponto alto de sua obra. Irmã mais velha de Clarice Lispector, colaborou em revistas, como a Fon-Fon!, e em jornais, como o Diário de Notícias e O Jornal.
O Arquivo Elisa Lispector chegou ao Instituto Moreira Salles em 2007. Conserva os originais datiloscritos da segunda edição revista de Além da fronteira, do livro de contos O tigre de Bengala, de 1985, com correções manuscritas da autora, e, o intitulado No mais secreto do ser efêmero, que seria publicado com o título de O muro de pedras. Contém cartas e telegramas, recortes de jornais e de revistas, dossiês médicos e certidões de nascimento e óbito, além da certidão do casamento de seus pais.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![15 contam histórias, reunindo contos inéditos...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Em que pesem as considerações...;-;-;-;Elisa Lispector ficcionista;-;-;-;-;-;O discurso do silêncio: a narrativa dinâmica de Clarice Lispector;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Carmen Balcells Agência Literária;Alguns dos seus trabalhos;A chuva por testemunho;A rosa;Texto/improviso;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;[Ministério do Trabalho e Previdência Social];-;-;-;-](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/48132_ca_object_representations_media_286676_medium.jpg)