Dossiê formado por duas versões do Soneto a quatro mãos
Correio da Manhã, de 1 de dezembro de 1946
(documentos) ; 3(folhas)
Manuscrito e fotocópia de manuscrito. A caligrafia do manuscrito é de Paulo Mendes Campos. A caligrafia da fotocópia de manuscrito é de Vinicius de Moraes e há data de 12 de agosto de 1945. Local atestado com base na crônica Soneto a quatro mãos, de Paulo Mendes Campos, publicada no livro O mais estranho dos países (São Paulo: Companhia das Letras, 2013, pp. 251-252). Na crônica, Paulo Mendes Campos conta a origem da composição no apartamento de Fernando Sabino. Há outro documento de Paulo Mendes Campos de mesmo título, porém em parceria com Lêdo Ivo e composição diferente. No Arquivo Otto Lara Resende há documento fotocópia da versão do manuscrito de caligrafia de Paulo Mendes Campos e data de 12 de agosto de 1945, porém com notas rasuradas.
O Arquivo Paulo Mendes Campos chegou ao Instituto Moreira Salles em 2011, com organização feita pelo autor, que o ordenou de acordo com sua prática intelectual ou seu gosto pessoal por esporte, música etc. Posteriormente o arquivo foi descrito em arranjo adotado pela Coordenadoria de Literatura do IMS, registrada a organização original do autor. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, de traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais. Contém originais do autor e de outros escritores, além de correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista, em especial de suas crônicas publicadas na imprensa.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.