Denominação do documento/obra/objeto: Telegrama
Paulo Mendes Campos (PMC)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
Detalhes
Paulo Mendes Campos (PMC)
Paulo Mendes Campos (PMC) > Série Correspondência de terceiros > -
governador;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.
O Arquivo Paulo Mendes Campos chegou ao Instituto Moreira Salles em 2011, com organização feita pelo autor, que o ordenou de acordo com sua prática intelectual ou seu gosto pessoal por esporte, música etc. Posteriormente o arquivo foi descrito em arranjo adotado pela Coordenadoria de Literatura do IMS, registrada a organização original do autor. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, de traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais. Contém originais do autor e de outros escritores, além de correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista, em especial de suas crônicas publicadas na imprensa.
![-;-;Noite de inteligência e pão de queijo;L.S.D. Treatment for psychoneurosis: lysergic acid diethylamide for release of repression;Heleno;-;O crime no futuro;-;Samba do farofeiro;-;-;-;-;-;-;[Cego de Ipanema];-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Quem foi Alphonse Daudet?;-;[Boquinhas pintadas];[Envelopes]](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/48807_ca_object_representations_media_581337_medium.jpg)