Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068127.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Rosber Brandão
(Destinatário)
Jenny Pereira
(Destinatário)
(Autoria)
Rosber Brandão
(Destinatário)
Jenny Pereira
(Destinatário)
Século XX
Detalhes
068127.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
Século XX(Não)
Transmissão de agradecimento de Identificação parcial [Rommel]. Notícias sobre a vida pessoal. Comentários sobre documentários e filme Lawrence da Arábia
33(altura) x 21,5(largura); 1(folhas)
Lawrence da Arabia
Fotocópia. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0040-sd. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Rommel.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.;A trajetória de Paulo Autran reflete a evolução do movimento teatral no país. Nasceu em 07 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro (RJ) e, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Chegou a advogar por sete anos até conhecer a atriz Tônia Carrero quando tratou imediatamente de fechar o escritório de advogado em São Paulo e subir ao palco para encenar Esquina perigosa, com o grupo Artistas Amadores, os AA. Entre Rio de Janeiro e São Paulo, encenou as peças Um deus dormiu lá em casa, em 1949 e Seis personagens à procura de um autor, em 1959, com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). EM 1956, ao lado de Tônia Carrero e Adolfo Celi, na Companhia Tonia Celi-Autran, encena a peça Otelo. Torna-se empresário e monta e protagoniza peças como Édipo rei e Macbeth. Em 1962, protagoniza a versão brasileira do musical My fair lady, ao lado de Bibi Ferreira, com quem, dez anos depois, volta a contracenar em O homem de la Mancha. Paulo Autran também foi ator de cinema e televisão. Em 1999, aos 77 anos, casou-se com a atriz Karin Rodrigues. Morreu em São Paulo, em 12 de outubro de 2007.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.