Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068161.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
12 de janeiro de 1955
Detalhes
068161.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
12 de janeiro de 1955(Não)
Referência a possibilidade de Herbert Caro demorar a receber a carta. Comentários sobre compra de discos para Herbert Caro. Notícia dos discos que comprará para a própria coleção. Referência a agitação na Organização dos Estados Americanos (OEA) em função de crise política entre Costa Rica e Nicarágua. Comentários sobre reunião do conselho supremo para discutir bombardeios realizados por aviões desconhecidos na Costa Rica. Comentários sobre atividades realizadas em casa após o trabalho. Comentários sobre o livro The City Beyond the River. Referência a leitura de mais um balcão de Herbert Caro. Comentários sobre o interesse de dono de livraria na correspondência com Herbert Caro. Notícia da presença de Janio Quadros em Washington. Referência a espetáculo no Constitucional Hall e ao concerto do Heitor Villa-Lobos. Comentários sobre o clima. Comentários sobre produção de artigo. Notícia de viagem a Atlanta para participação em conferência
34,5(altura) x 21,3(largura); 2(folhas)
Carmina burana
Fotocópia de datiloscrito. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0073-1955. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Bloch; Ellison.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
