Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068190.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
Nina Zabludowski Caro
(Destinatário)
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
Nina Zabludowski Caro
(Destinatário)
14 de julho de 1966
Detalhes
068190.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
14 de julho de 1966(Não)
Notícia de envio de cartões-postais para Herbert Caro e Nina Zabludowski Caro. Comentários sobre viagem a Israel. Referência a concerto que assistiram no Auditório Mann, em Tel-Aviv. Comentários negativos sobre o programa de viagem seguido por eles. Notícia à visita a Ben Gurion no Kibutz que ele morava. Notícia de visita a Golda Meir e Zalman Shazar. Referência à conferências realizadas na Universidade de Jerúsalem, na Jewish-American Association de Tel-Aviv e no kibutz de brasileiros. Notícia de estadia em kibutz de regime socialista. Referência a passeio de navio a vapor através de Egina, Poros e Hidra saindo de Atenas. Notícia de estadia na Itália por vinte dias antes da viagem para Israel. Notícia de viagem de Roma para a França. Referência às cidades francesas que visitaram. Notícia sobre visita a Roches em Toulouse. Referência ao fato de Roche usar nas suas aulas de literatura brasileira o primeiro volume do livro O tempo e o vento. Comentários sobre aula que ele deu para os alunos de Roches. Notícia sobre viagem para a Espanha saindo de Toulouse. Referência a sua fala no Ateneo em Madri. Referência à visita a Toledo. Notícia de empréstimo de um Tauros com chofer do seu editor em Portugal. Referência sobre as cidades de percorreram durante o trajeto que faziam de carro. Referência à sessão de autógrafos em Miana. Referência à sessão de autógrafos e conferência em Porto. Referência à sessão de autógrafos na Feira do Livro em Lisboa. Referência à sessão de autógrafos em Fundão. Referência a encontro com amigos em Paris
30(altura) x 21(largura); 1(folhas)
Fotocópia de datiloscrito. Nome de Zalman Shazar atribuído com base na data da carta. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0101-1966. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Roche; Ema.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
