Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068200.pdf
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
3 de setembro de 1954
Detalhes
068200.pdf
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
3 de setembro de 1954(Não)
Comentários sobre a reação diante da notícia da morte de Gertúlio Vargas. Comentários sobre o impacto da morte de Getúlio Vargas na história e na política brasileira. Notícia de tumulto generalizado na cidade de Porto Alegre e comentários preocupados sobre a situação da cidade. Notícia do cancelamento do retorno ao Brasil em função da mudança de data de reunião pelo Itamaraty. Comentários sobre o alívio de não precisar voltar ao Brasil enquanto o país passa por um momento conturbado. Comentários sobre a mudança da estação, do verão para o outono, na região onde mora. Referência ao concerto no Azteca Gardens da União. Comentários sobre o livro Child of the century, de Ben Hecht. Notícia sobre as últimas leituras, focadas em psicanálise e história. Comentários sobre a falta de pagamento das traduções de obras pelo mundo. Notícia de conferências que irealizará em algumas cidades. Referência à carta recebida de uma amiga argentina e comentários de como os outros ficam indignados pelo fato dos autores não serem infelizes, pois na visão de muitos para se produzir arte o autor precisa ser infeliz. Comentários sobre como Erico Verissimo prefere levar a vida, tentanto buscar a felicidade das pessoas que ama, o que acaba transmitindo felicidade para ele. Comentários sobre o desejo de voltar ao Brasil no ano seguinte dependendo da situação do país. Comentários sobre a vida pessoal e desabafo sobre algumas coisas que o incomodam
; 2(folhas)
The male animal
Fotocópia de datiloscrito. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0112-1954. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Faraco; Martins.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.