Denominação do documento/obra/objeto: Recorte de
Detalhes
072838.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Produção na imprensa > -
Recorte de
Erico Verissimo (Autoria)
3 de dezembro de 1975(Não)
Depoimento
Jornal de Minas
; 1(folhas)
Fotocópia do artigo Sem título, de Mauro Santayana publicado em 3 de dezembro de 1975. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Publicações na imprensa com o código 03a0510-1975.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;-;Oriente e Ocidente;-;-;O romance brasileiro I;-;-;Pálida homenagem a Erico Verissimo;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Que restará de Erico e de O tempo e o vento na adaptação;-;Powerful, gripping;-;Brasilianische familiengeschichte;-;-;-;Erico Verissimo em Portugal;-;Cadeira dura;O cavalheiro de negra memória;-;-;-;-;-;-;-;Movimento literário;-;-;-;-;-;-;[Carta ao Erico];-;-;-;-;Romancista brasileiro, em visita a esta cidade, zomba duma revolta nazista em seu país;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Um selo de mau gosto;Erico Verissimo faz 67 anos;Campesina;-;-;Erico Verissimo estará presente na Feira do Livro;Difusão da Literatura Brasileira;-;-;Erico Verissimo não se considera à altura do Nobel;Concerto grosso;O romance no Rio Grande do Sul;Deep brazilian roots](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/80643_ca_object_representations_media_286837_medium.jpg)