Denominação do documento/obra/objeto: Carta
019327.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende
(Autoria)
Claire Varin
(Destinatário)
(Autoria)
Claire Varin
(Destinatário)
junho de 1991
Detalhes
019327.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
junho de 1991(Sim)
Referência à morte de Rubem Braga e à morte de irmã de Otto Lara Resende. Notícia esclarecedora sobre Raimundo de Souza Dantas. Notícia da publicação de artigo sobre os ianomâmis e os Estados Unidos. Indagação sobre o motivo de Claire Varin não ter enviado livro a Fernando Sabino
; 1(folhas)
Langues de feu, [Profissão: índio], O cocar da felicidade
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência anexa ao arquivo.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;diretor;Escritora de estatura internacional, Clarice Lispector iniciou a carreira na imprensa como jornalista e repórter do jornal carioca A Noite. Nasceu na aldeia de Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, mas, desde os cinco anos de idade, viveu no Brasil, para onde se mudou com a família em fuga da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) que se seguiu à Revolução Bolchevique de 1917. Consagrada com uma das maiores ficcionistas brasileiras, escreveu também contos e crônica. Depois de romancista consagrada, voltaria à imprensa sob o pseudônimo de Helen Palmer e passou a conjugar literatura e jornalismo até o fim da vida. Clarice Lispector morreu no dia 9 de dezembro de 1977, na véspera de completar 57 anos, no Rio de Janeiro.;presidente da República
Presidente
Presidente
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
