Denominação do documento/obra/objeto: Carta
019496.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Carlos Castello Branco
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
3 de fevereiro de 1959
Detalhes
019496.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
3 de fevereiro de 1959(Não)
Considerações a respeito da Editora Agir e a recusa em publicar livros. Demonstração de tristeza pela permanência de Otto Lara Resende na Bélgica. Notícia sobre greve de funcionários e demissões no jornal Diário Carioca. Comentários sobre a possibilidade de contratação de Otto Lara Resende pelo Jornal do Brasil. Referências ao frequente recebimento de contos de Dalton Trevisan para avaliação e ao estilo rigoroso do escritor. Pedido de envio de originais
(folhas)
28,9(altura) x 21,5(largura)
11,3(altura) x 21,5(largura)
28,9(altura) x 21,5(largura)
11,3(altura) x 21,5(largura)
História da caça e pesca
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva.
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Cortes; Etelvino
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Cortes; Etelvino
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;diretor;Escritora de estatura internacional, Clarice Lispector iniciou a carreira na imprensa como jornalista e repórter do jornal carioca A Noite. Nasceu na aldeia de Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, mas, desde os cinco anos de idade, viveu no Brasil, para onde se mudou com a família em fuga da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) que se seguiu à Revolução Bolchevique de 1917. Consagrada com uma das maiores ficcionistas brasileiras, escreveu também contos e crônica. Depois de romancista consagrada, voltaria à imprensa sob o pseudônimo de Helen Palmer e passou a conjugar literatura e jornalismo até o fim da vida. Clarice Lispector morreu no dia 9 de dezembro de 1977, na véspera de completar 57 anos, no Rio de Janeiro.;presidente da República
Presidente;deputado federal;embaixador
Embaixador
Presidente;deputado federal;embaixador
Embaixador
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;As confissões de dois ilustres modernistas;-;Não mexa no sutiã...;Estávamos no Senado...;-;-;O braço direito: dossiê (A coragem do ateísmo...);-;-;-;Só se for o anticristo...;-;-;A super mulher (segundo nossos super-homens);-;-;-;História saída de um desenho;Poema de padeiro;-;Bilhetes para o futuro;Verso e reverso;-;-;-;O Pedro Carvalho me telefonou...;-;A volta da amizade;-;-;-;-;Acompanhando Carlos Lacerda;-;-;A boca do inferno;Em livro, a festa tribal do Modernismo;-;-;-;Solo para flautim;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Borges provando a beleza e importância de um poema. Com sedução e didática.;Não é sem uma ponta...;-;-;-;Além das letras, negócios;-;-;Bronca;-;-;-;-;-;-;-;A força plástica da ação;-;-;-;-;-;-;-;Três pares de patins;-;-;-;-;-;A invasão da residência do escritor e jornalista Otto Lara Resende;-;-;-;Apoio da classe;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Papo de logradouro;Galo de pena;O namorado da professora;A cobertura jornalística...;Como o senhor define o atual momento político brasileiro?;O envelhecimento.../Clarice...;As infâncias de Jorge...;A confidência;Visita à comuna...;O herói passa de trem...;[A visita/A fonte];O braço direito: dossiê (BD: O I. costuma passar...);Cresce o domingo sobre os varais...;Paulo permaneceu ali em Corinto...;Uma turma de colegiais me pergunta...;Edla volume 1/1...;É melhor fazer alguém feliz...;Eu estava a cara do Olavo...;Engraxar as botas...;História, política e mineiridade em Drummond;A abertura hoje como ontem;A Catedral de Sal e outros encantamentos;A primavera de Braga;Agosto apenas uma rima para desgosto?;Anjo e menino;Aureliano exalta o Doutor Alceu;Pesquisa social no morro do farol da mãe Luiza;Soneto ao cajú](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/17406_ca_object_representations_media_586321_medium.jpg)