Denominação do documento/obra/objeto: Carta
020409.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
João Etienne Filho
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
4 de fevereiro de 1948
Detalhes
020409.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
4 de fevereiro de 1948(Não)
Comentários sobre os livros Tragédia burguesa e Divina comédia, os ensaios da peça de teatro Iaiá boneca. Indagação sobre casamento de Otto Lara Resende
25,4(altura) x 18,8(largura); 6(folhas)
Diário de notícias, Tragédia burguesa, La femme pauvre, Divina Comédia, Iaiá boneca, D. Quixote, Hamlet
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva.
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Marcos
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Marcos
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![[Fotografia];-;-;A última entrevista de Nelson Rodrigues;-;-;-;-;Autoridades falam sobre Israel Pinheiro;-;-;-;O hóspede;-;-;-;Na concha de teus ouvidos, descubro...;-;-;A mancha do mundo [salmo]...;-;-;O caso do sujeito acidentado...;-;A arte do bem comer em Eça de Queirós;-;-;-;ABC da Reforma Democrática;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Otto: prisão da simetria...;-;-;-;A lição humanística de Otto Lara Resende;O braço direito: dossiê (Sotero suspendeu com dois dedos...);-;-;O puxa-saco...;-;A conferência do dr. Otto Lara Resende;-;-;-;-;Adeus a Schubert Magalhães;Há competição, diferença de temperamentos...;-;-;A espécie humana surgiu na pré-história;-;-;-;-;O braço direito;-;Brasil em Portugal com Vinicius de Moraes;-;-;-;Jorge Luis Borges;-;-;-;-;-;Saudação a Dom Quixote;-;-;-;-;Meu caro Pio...;-;A língua portuguesa;-;-;-;In cassum frustraque;-;-;-;-;De um pólo a outro;-;-;-;Oração simples;Odylo.../Dejair Lemos...;-;-;-;Morreu, no dia 23 último...;-;-;-;Os olhos azuis não sofrem...;-;-;A morte de repente, às 7 da manhã;-;-;Mulher, porque me persegues...;-;A paixão segundo J.D.;-;-;Aquilo que aqui falavamos;Tem uma pedra no meio do caminho;-;-;-;Insatisfeito;-;-;A pesca;-;-;-;Manifestações de arte erudita e popular...;-;-;-;-;-;Poemas do André;-;-;-;-;-;-;Aspectos da mobilização das poupanças nos países em vias de desenvolvimento;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Fogo e omissão;Paris: ida e volta;O príncipe e o sabiá;Mater dolorosa;Atanásio tinha tentado...;O braço direito: dossiê (Encafifado...);Da Vinci trabalhava devagar...;Trouxe os olhos. Não para ver...;O joio e o trigo/Nem luz, nem sombra...;Antissurrealista/Falau na Sorbonne...;A rapaziada que fez Minas transbordar;Aids contraída em transfusão mata humorista Henfil;Almoço;Antigos alunos nomeados para o novo Conselho de Desenvolvimento da PUC/RJ;Banco Central do Brasil. Comunicado mecir nº 38;A boca do inferno;Cabeça baixa, dona Rosane;Se me sobrevier...;Abismo de rosas: uma metáfora vertiginosa?;As cartas de Mário de Andrade](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/98680_ca_object_representations_media_586285_medium.jpg)