Denominação do documento/obra/objeto: Carta
020428.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
João Etienne Filho
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
18 de julho de 1988
Detalhes
020428.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
18 de julho de 1988(Não)
Comentários sobre o falecimento de Hélio Pellegrino, entre outros amigos, sobre artigo de Otto Lara Resende sobre quando conheceu João Etienne Filho, a estadia de Otto Lara Resende em Belo Horizonte por ocasião do casamento de Acílio Oliveira de Lara Resende, ao papel que interpretaria na minisérie Grande sertão: veredas, da TV Globo, e vetado por Walter Avancini
19,8(altura) x 14,7(largura); 1(folhas)
Macunaima, Grande Sertão: Veredas, Mar português, Amanuense Belmiro
Há nota de Otto Lara Resende: R. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Fernando; Pedro.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;-;Reconheces hoje que o mundo...;-;-;-;-;-;-;-;-;O braço direito: dossiê (Entre pobres hebreus...);-;-;-;-;A fatalidade de ser poeta;-;Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) Missa de 7º dia;-;A senha;-;-;O braço direito: dossiê (BD: Homo inter facces...);-;-;-;-;-;-;-;A mão única do arbítrio;-;-;-;Definição de quadrúpede;-;Heróis obscuros;-;Estou presente em mim...;-;-;Verdes anos sessenta;-;Como estivessem em férias...;-;-;-;-;A poeta santa e o santo leigo;-;-;-;Arthur Azevedo, o gênio está vivo;Como todo mundo sabe...;-;-;-;-;-;[Brasil, brisa, bichos];-;-;-;A descoberta do mundo/Clarice Lispector;-;-;-;Navegação de cabotagem...;-;-;-;-;-;-;A verdadeira música;-;Testamento de casamento...;-;-;-;A boca do inferno;A todos os companheiros da Rede Globo;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Academia elege embaixador para vaga de Dinah na ABL;Fifi, o sanguinário;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Convivas demais;Bye, bye, Concorde;A mala da felicidade;O pai;Quem vai em caça...;As pompas do mundo e O retrato na gaveta;O guarda do anjo;A natureza porosa de Mauriac...;[Bêjo];O braço direito: dossiê (Carcamano, joga na parede...);Fico pensando como pude...;Batizado;Rosa, hortênsia, margarida...;A 1ª epístola de Pedro...;Emburrar é uma coisa...;Tubiacanga, de Lima Barreto, no conto ...;O braço direito: dossiê (BD: Sinite parvulos venire ad me...);2 sonetos e um poema de Nicolino Limongi: Ressureição, Consultório, Irracionalidade;A bomba dos pobres;A crônica fica órfã;A honra de ser fofinho ou fofura;A segunda peça que vi no Rio foi Otto Lara Resende ou Bonitinha mas ordinária;Adolfo Portela Filho comprou o livro;Amigos nem sempre simpáticos;Ao lado do presidente;Até o Otto se engana;Benjamim da Academia Brasileira de Letras;Brasil: poesia, ficção e ensaio;Canto do triunfador;[Discurso sobre Assis Chateaubriand];A Pedro II;O momento que teatro...;6.8.1945;O santo nome do povo](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/68224_ca_object_representations_media_586304_medium.jpg)