Denominação do documento/obra/objeto: Bilhete
020934.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Maria Julieta Drummond de Andrade
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
27 de agosto de 1981
Detalhes
020934.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Bilhete
27 de agosto de 1981(Não)
Envio de livro. Cumprimentos
5,2(altura) x 9,1(largura); 1(folhas)
Siete Noches
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva.
Escritora e cronista consagrada, Maria Julieta Drummond de Andrade nasceu em 04 de março de 1928, em Belo Horizonte (MG). Aos seis anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. É conhecida a afinidade intelectual e de personalidade entre Maria Julieta e o pai, Carlos Drummond de Andrade. Iniciou carreira literária aos 17 anos, quando publicou a novela A busca, em 1946. Formada em Línguas Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), desempenhou admirável trabalho a favor das letras brasileiras na Argentina. Lecionou literatura na Universidade de Buenos Aires (UBA) e foi diretora do Centro de Estudos Brasileiros. Promoveu o diálogo entre escritores brasileiros e argentinos, por meio de seminários, entrevistas, exposições e traduções para o espanhol. Seus textos, compostos com graça, boa dose de humor e marcados pela observação atenta do cotidiano, foram reunidos em duas antologias: Um buquê de alcachofras, de 1980, e O valor da vida, do ano seguinte. Para o público infantil, publicou, em 1986, Loló e o computador e, no ano seguinte, Gatos e pombos. Maria Julieta Drummond de Andrade faleceu em 05 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro.;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;-;-;-;Academia;-;-;-;A boca do inferno;Rei de Brodósqui;-;-;-;-;1930 A revolta;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Alceu de Amoroso Lima;-;-;-;Violência;-;-;-;-;-;-;-;-;-;A festa que não existe;-;-;-;-;-;Já estava quase adormecendo...;[Casa dentro da casa];-;-;-;-;-;Algumas atividades não convencionais...;O colaborador de Deus;Indefeso;-;-;-;-;À margem do romance;-;-;-;A política econômica;-;-;-;-;O braço direito: dossiê (Amicitiae vinculum nullum...);-;-;-;Lembrança;-;-;-;-;-;-;Atentado contra un miembro de la familia real portuguesa por conflictos laborales;As duas novelas;-;A vida como exílio;-;-;-;Conto de Natal;-;O elo partido e outras histórias;-;-;Eric Nepomuceno;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Um marginal na academia;Eleições cá e lá;Voto de letra;Brasil: arquive-se;Mario Quintana é um poeta...;Agora compreendes como sempre...;Nelly Novaes Coelho...;Epa ferro!!...;Já faz tempo que essas coisas...;O braço direito: dossiê (BD: 1. Um raio seco...);Cavalos pastando o azul;A escada;S. poetas p. MFIS: morte...;Galeria póstuma...;Goiabada com queijo...;Caso da segurança...;Norte: chuva: deu para fazer...;Áspide: masc...;25 anos de Manchete;A capucha;A curra;A situação do escritor de língua portuguesa. Otto Lara Resende: profissão ou não, o que eu queria era viver para escrever;Aeroportos enfrentam as gaivotas;Amor na bandeira;Ao sopé do Corcovado;As pompas do mundo;Biblioteca veio do Egito;Bomba, bomba e eu sou invadido por uma dúvida;Um autor e seus leitores](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/3716_ca_object_representations_media_586310_medium.jpg)