Denominação do documento/obra/objeto: Carta
021203.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Francisco Iglésias
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
15 de dezembro de 1958
Detalhes
021203.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
15 de dezembro de 1958(Não)
Notícias sobre o esatdo de saúde de Francisco Iglésias após desmaio e traumatismo craniano. Manifestação de apoio à volta de Otto Lara Resende ao Brasil. Comentários sobre a possível candidatura de [Jânio Quadros], o cargo de confiança de Autran Dourado, a publicação da correspondência entre Mário de Andrade e Manuel Bandeira, a morte de tio. Votos de Feliz Natal
33,1(altura) x 22,2(largura); 1(folhas)
Correspondência Mário de Andrade e Manuel Bandeira
Há nota de Otto Lara Resende: R. 22.XII.58. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva.
Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;presidente da República
Presidente;diretor
Presidente;diretor
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;Um menino inútil;-;-;-;Algumas coisas são de ontem...;-;-;-;Vida;-;-;-;-;No NE se queima alfazema [que cheira bem]...;-;-;-;-;-;-;O braço direito: dossiê (Para onde vai a colherzinha?...);-;-;-;A fruição da liberdade;-;-;-;Algumas histórias de morte;-;Som e sentido de nove histórias;-;-;-;Braga, movido a amor;-;-;O místico da ação;-;-;-;Bumbo de mais, caixa de menos;1889 - 1989: República é voto;-;Murilo Mendes;-;-;-;Charles Lindberg voou de NY a Paris...;-;-;A labor dispute turns violent;-;-;-;Olha o boi voando;-;-;-;A morte de Homo Economicus;-;-;-;-;Tape-recorder ou conversa mole;-;-;-;Os Bezerras de Ponte de Lima e Viana do Castelo;-;-;-;-;-;-;Digo perereca e ela ri: banguela...;-;-;-;-;-;Descuidista. Carteirista, em Portugal...;-;A obra do poeta Carlos Drummond de Andrade tema duma conferência do adido cultural do Brasil, no Grupo de Estudos Brasileiros;-;-;-;-;-;-;-;Política;Otto Lara Resende...;-;-;Asistirá al entierro de su propia pierna;-;-;-;-;A pesca;-;-;-;-;-;-;Anacíclico verso ou palíndromo;-;-;-;-;-;[Capa];-;-;-;A voz de Vossa Senhoria;-;-;-;Autógrafos;1537. Papa Paulo III...;-;-;-;Duas histórias a bordo;-;-;-;Não é a tarde, nem é o cinzento...;-;-;-;O braço direito: dossiê (Pau-de-sebo...);-;-;-;-;Picasso - acho/Procuro...;-;-;-;A aproximação do aniversário;-;Ad Immortalitatem;O braço direito: dossiê (São 9 horas da noite...);-;-;-;Fluxo e refluxo;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Proibido de ser feliz;Seria inútil, senão pretensioso...;Enfim, chegou o dia...;Padronização de...;O braço direito: dossiê (BD: O maquiavelismo dos jesuítas...);O braço direito: dossiê (Anchieta fundou...);Olhar cúmplice. Olhar de ócio. De ressentimento...;Acordo/Abro os olhos...;Jonhandean/La jeunesse Theóphile...;A Europa curvou-se ante o Brasil...;A empolgação Brizola;A propósito do centenário de nascimento de Getúlio Vargas;AI 5: Fim;Anotações da agenda;Aprender a ler;As confissões de Nelson Rodrigues;Boa conversa;A boca do inferno;Soneto de domingo;O pai, o chefe, o rei/Vozes do retrato;Adeus ao amigo;Graham Greene no Brasil](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/20900_ca_object_representations_media_586279_medium.jpg)