Denominação do documento/obra/objeto: Carta
022363.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Antonio Houaiss
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
janeiro de 1982
Detalhes
022363.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
janeiro de 1982(Sim)
Notícia de recebimento de textos. Intenção de conversar sobre concurso
21,6(altura) x 15,6(largura); 1(folhas)
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, com orientações do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), registrada em base Access, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação C-CP-
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: José Paulo; Moacyr
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: José Paulo; Moacyr
Filólogo, crítico literário, tradutor, diplomata, enciclopedista e ministro da cultura do Brasil;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Poeta que representou a chamada Geração de 45, Lêdo Ivo produziu vasta obra que inclui, além da poesia, romance, conto, crônica, ensaio e memórias. Nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924, em Maceió (AL) e aos 19 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Colaborou na imprensa carioca como jornalista e bacharelou-se pela então Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Em 1944 publicou seu primeiro livro de poesia, As imaginações, à qual seguiu intensa produção. Foi com o romance Ninho de cobras, de 1973, que conquistou notoriedade como romancista. Em 1987, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras. Em 2007 o Instituto Moreira Salles publicou E agora adeus, seleção de cartas do arquivo do escritor sob a guarda da instituição. Lêdo Ivo morreu em 23 de dezembro de 2012, em Sevilha na Espanha.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Foi diversa/Farrampa [fanfarronada];-;-;Democracia ver livro Padre...;Um pouco de autobiografia;-;-;-;-;-;-;-;Brasil-Portugal;-;Cusparação: cuspida de esguicho...;-;-;Talvez um gesto...;5 que no momento;-;-;Batizar o feijão...;-;A carga pesada do Brasil;-;And now, some jokes;-;-;-;Descobri [comecei a pensar]...;-;-;-;O braço direito: dossiê (O jornal maçon diz...);-;-;Solum cum sola, nudum...;-;-;A figura do sátiro em Rubem Fonseca (a propósito de Bufo e Spallanzani);Apaixonado por futebol;-;-;-;-;Soneto de luz e treva;-;A peregrinação saborosa de António Alçada;-;-;-;-;-;Olhos cheios. As pupilas ocupam...;-;-;-;-;Sem rei nem roca [Aug. de A.]...;-;-;As tentações de Pasárgada;O tatu de Kipling;-;-;Arrastão;-;A história das casas de Maura/A vila Maurina/A casa da Glória/A casa da palavra;-;-;-;-;Pleonasmos. Não existe alto calão...;A posse de Otto;-;São Chiquinho Alegre...;-;-;-;Podia ser pior;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Só um pedido: andem ligeiro;Urnas milionárias;Barra poética;Gostando de ver...;Os conspiradores;Não é de hoje que...;Mário de Andrade;JK: boulevard Suchet...;O braço direito: dossiê (Padrinho de representar...);Poema;Desde o romantismo, passando pelo naturalismo...;A infância mestra da vida;A menina e a estrela;A sombra das palmeiras;A vida simples do imortal sem galões;Alceu, radiante espelho;As ciências modernas e os processos antigos;Bilhete a João;A boca do inferno;Bonitinha mas ordinária ou Otto Lara Resende - Um filme dionisíaco;O fariseu;O braço direito](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/73965_ca_object_representations_media_586314_medium.jpg)