Denominação do documento/obra/objeto: Carta
022459.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Cristina Gurjão
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
Helena Pinheiro de Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
Helena Pinheiro de Lara Resende
(Destinatário)
20 de maio de 1969
Detalhes
022459.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
Cristina Gurjão (Autoria)
Otto Lara Resende (Destinatário)
Helena Pinheiro de Lara Resende (Destinatário)
Otto Lara Resende (Destinatário)
Helena Pinheiro de Lara Resende (Destinatário)
20 de maio de 1969(Não)
Notícia de retorno ao Rio de Janeiro. Comentário sobre o tape da música Gente humilde, de Chico Buarque e Viicius de Moraes para jornal. Referência a censura imposta pela ditadura militar com a demissão de professores de faculdades do Rio de Janeiro e São Paulo. Referência ao pedido de demissão de Sérgio Buarque de Holanda em solidariedade aos professores da Universidade de São Paulo. Manifestação de pesar pela morte de [Rodrigo Mello Franco de Andrade]. Agradecimento pelo oferecimento de casa. Notícia de estada em casa próxima ao Jockey Club Brasileiro
26,5(altura) x 18,3(largura); 2(folhas)
Gente humilde (música), Chega de saudade, Jornal Verdade
Há nota de Otto Lara Resende: R. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência com o código OLR-C-CP- Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Antonio; Carrero; Graciema; Maneco; Nino.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;deputado federal
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;Minha vida de crítico...;-;-;Acontece na Rio-Bahia;-;-;Bosque dos esquilos;Capitães do asfalto;-;-;Bububu;Os ladrões, o tema social nos contos do sul;-;-;Bater a bola/vulto...;-;-;-;-;-;Agradecimento;-;-;-;Anjos, na opinião de cada um;-;-;Mensagem aos artistas;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;A editora Ática relança O elo partido e Outras histórias;-;-;-;Apólogo brasileiro;-;-;-;As confissões de Nelson Rodrigues (cap. CCLXXV);-;-;Ser mãe no paraíso/Chora, maldito/Tristezas do viúvo;-;-;-;-;A formiga e a catedral;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Soneto;A constituinte que eu vi;-;-;-;O braço direito: dossiê (Maria de Loures Sant'Anna estuda...);Quando e onde você nasceu?...;-;-;Foi convidado para comer um bububu...;-;-;-;-;-;-;Bissexto sim, mas só de vez em quando;-;-;A volta de Sabino;-;-;A boca do inferno;-;-;Old idea rapport...;-;-;1. E o senhor observava...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Conversa remunerada;A fazendeira de crianças;Cala-te boca;Il n'est pas nécessaire que...;Perguntas ao escritor e provável acadêmico imortal Otto Lara Resende;Vá plantar favas, lamber sabão...;J'ai eu d'la chance de me trouver...;A religião de Rabelo;O órfão;CCB: num pequeno livro...;O braço direito: dossiê (10 de maio...);Presença da amada;O Casino e a arte: ouro...;Placas simples e baratas p/assinalar...;Para com isso [à la DT]...;Puerta de la Paz/Monumento a Colombo...;Disfonia: modificação da voz...;A melhor peregrinação...;Carta de Belo Horizonte/V Seminário Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente: abertura;A censura está voltando?;A inventiva discípula de Guignard;A primeira vítima;As viúvas do Maranhão;As ideias e a política na trajetória de Antonio Candido;Soneto de amor](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/34053_ca_object_representations_media_586323_medium.jpg)