Denominação do documento/obra/objeto: Carta
022704.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Armando Nogueira
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
17 de janeiro de 1959
Detalhes
022704.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
17 de janeiro de 1959(Não)
Comentários sobre a dificuldade de escrever para Otto Lara Resende. Referência à fama de Otto Lara Resende como escritor de cartas. Referências a conversas com Evandro Carlos de Andrade e Mauro Borja Lopes sobre manter correspondência com Otto Lara Resende. Referência a notícias sobre Otto Lara Resende recebidas por Carlos Castelo Branco. Expressão de sentimentos nostálgicos. Notícias de Evandro Carlos de Andrade no jornal Diário Carioca. Notícias de Fernando Sabino e amigos. Notícias do estado de saúde de Décio Vieira Otoni. Notícia de relacionamento amoroso de Thiago de Mello. Notícia da residência de Thiago de Mello em casa de Mauro Borja Lopes. Comentários sobre Carlos Castello Branco em baile no Theatro Municipal. Notícias sobre tentativa de Carlinhos Oliveira trabalhar no jornal Diário Carioca. Comentários sobre ponto de vista de Carlos Castello Branco a respeito de donos de empresas de jornal
28,2(altura) x 21,2(largura); 3(folhas)
Cigarra
Datiloscrito. No documento há bilhete manuscrito de Mauro Borja Lopes. Possui envelope com nota mansucrita de Otto Lara Resende: Respondida 23/2/59. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, com orientações do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), registrada em base Access, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação C-CP- Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Eneida; Solange.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;diretor;presidente da República
Presidente;embaixador
Embaixador
Presidente;embaixador
Embaixador
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;Nacionalismo dos mineiros...;-;-;A casa do Otto;-;Agora com notícia;-;-;-;João Gambá, servente...;-;-;Olhei em volta...;O braço direito: dossiê (Os anjos dizem amém...);-;-;A lambada que o carro dá...;-;-;-;-;Anfitriã;Namoro antigo;-;Nominata mais ou menos nobilárquica;-;-;-;Maior barato/Bla [nota s/palavra]...;-;-;-;In-visível - que não é invisível...;-;A metafísica da barba;Aparecido, o infarto da oposição;O amestrador amestrado;-;-;Relação dos...;-;O muro não é mineiro;-;-;-;-;O sertão austríaco P. Nava e o sertão...;-;A praia de Botafogo tinha mesmo de cheirar mal;-;Plasta, em São João del-Rei...;-;-;A sombra em flor de Otto Lara Resende;-;-;Augusto dos Anjos em Leopoldina;Coreografia da violência;-;-;[Depoimento de Otto Lara Resende sobre o Jornal do Brasil];-;-;-;[Jornal do Brasil];-;-;Doidinho, de José Lins do Rego...;Mater dolorosa;-;-;-;-;-;Achado no interior de SP falcão peregrino do Texas;-;-;-;-;Por que mentir?;-;-;Confidência na tarde;-;60 anos do Cristo Redentor;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;O que vem por aí;Brasil tem catástrofe;Literariamente, com a morte de Clarice...;Denúncia do poeta A.F. Schmidt;Otto Lara Resende;As palavras exatas;Era grande demais...;O braço direito: dossiê (Tento reconstituir de memória...);Porque a preferência literária no romance...;Guilherme Figueiredo...;A difícil lição;A influência que o soneto tem;A virgem nua (La virgen desnuda);Alceu, viva e continue a morrer;As cobras;Bilhete a um jovem que não anda mais desanimado;A boca do inferno;Bonitinha mas ordinária;Brazil's economy - last throw of the gambler?;A crise internacional do café ou carta-poema aos amigos de Great Neck;A dona da casa](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/42596_ca_object_representations_media_586316_medium.jpg)