Denominação do documento/obra/objeto: Carta
022993.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Daniel J. Pereira
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
28 de outubro de 1986
Detalhes
022993.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
28 de outubro de 1986(Não)
Agradecimento pela carta de Otto Lara Resende. Comentário sobre as vendas de O amanuense Belmiro, de Ciro do Anjos. Referência a entrevista de Carlos Drummond de Andrade para o jornal O Estado de S. Paulo. Pedido de notícia de recebimento do livro Vou-me embora pra Pasárgada. Intenção de recomendação de Bruno Lara Resende como advogado
21,7(altura) x 14(largura); 3(folhas)
Amanuense Belmiro, Vou-me embora pra Pasárgada, Novo dicionário da Língua Portuguesa
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, com orientações do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), registrada em base Access, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação C-CP-
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;Árvore morta;[Panorama da literatura brasileira por cidades];-;A Bia achou na rua...;-;-;-;-;A política acima dos partidos;-;-;-;Artista virou peça de museu de cera;Brasil, brisa e bichos;-;-;-;-;Abre-se agora o VIII Salão Global...;-;-;A noctâmbula;-;2 Pg 306 - JK no apart. do...;-;-;-;-;Conmigo se ha vuelto lace...;-;-;A vez da poesia;-;-;-;O meu velho senado;-;-;A boca do inferno;Gutemberg vai bem, obrigado;-;-;-;-;-;-;-;Academia fechada. Castelo Branco não entra;-;-;A favor do contra;-;-;Um menino inútil;-;Bom dia;É fora de dúvida que o Brasil...;-;-;-;-;-;Lerdo/A. Candido/Três pedras...;-;-;-;-;-;-;Alceu Amoroso Lima morre aos 90 anos;-;-;Adesão ao herói de nosso tempo;-;-;-;-;Meninos/Boca do inferno;-;Munus petrino...;-;-;-;A marcha do caranguejo;-;-;-;-;A música ao alcance de todos;-;-;Ao novo estilo;-;-;-;-;Na sala ampla, com inquietação...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Bombeiro, eletricista e faquir;No torvelim da mascarada;Enfim, o culpado;Os outros não existem;Rien que la vérité;P.M.C.: iniciei muitos cursos...;O veneno do cunhadio...;O braço direito: dossiê (Não há consolo para a miséria...);Poema que deveria ser terníssimo;Vieira, pg 152, vol XII.../Como cristã...;Amizade não se transfere...;O velho: todo cardado, encordoado, o tempo...;Os ventos têm nome e personalidade;...;Bejo;O braço direito: dossiê (Pg 163/4: Cumeeira de Coroa...);21 anos de boemia inteligente, bem-humorada e carioca;A crônica perfeita;A hora do exorcista;A sensualidade sem limites;Adonias, Arinos, Rubem;Amigos, o mais formidável time pecisa de um mínimo de medo;As patrulhas ideológicas;Bernanos em Minas;Brasil;Soneto/Poema;Nous partirons ensemble [Nós partiremos juntos]](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/68226_ca_object_representations_media_586306_medium.jpg)