Denominação do documento/obra/objeto: Carta
023093.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Stella Baptista Pereira
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
13 de dezembro de 1980
Detalhes
023093.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
13 de dezembro de 1980(Não)
Agradecida pelo envio de livros, títulos não citados, cujos autores são pai e filha, Stella informa que o pacote não chegou. Sabendo da satisfação de Otto Lara Resende em receber a revista Lire, Stella prontifica-se a enviar livros ao escritor. Menção a Heron. Espera pela vinda de Otto Lara Resende e família e cumprimentos a Cristiana pelos 25 anos. Impressões sobre o livro Mars. Comunicação de estadia na casa de Frank Costa durante festa natalina.
29,7(altura) x 21(largura); 1(folhas)
[Um buquê de alcachofras], [A paixão medida], Mars, Le Monde, Lire
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, com orientações do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), registrada em base Access, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação C-CP-
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Heron; Lylia
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Heron; Lylia
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Chamado o "grande poeta universal do Brasil", Carlos Drummond de Andrade foi também cronista do time dos melhores. Nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG), e, aos dezoito anos, começou a colaborar no jornal belo-horizontino Diário de Minas, ao mesmo tempo que se integrava ao movimento modernista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934, onde escreveu a sua obra poética e aproximadamente seis mil crônicas. Morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987.;Escritora e cronista consagrada, Maria Julieta Drummond de Andrade nasceu em 04 de março de 1928, em Belo Horizonte (MG). Aos seis anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. É conhecida a afinidade intelectual e de personalidade entre Maria Julieta e o pai, Carlos Drummond de Andrade. Iniciou carreira literária aos 17 anos, quando publicou a novela A busca, em 1946. Formada em Línguas Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), desempenhou admirável trabalho a favor das letras brasileiras na Argentina. Lecionou literatura na Universidade de Buenos Aires (UBA) e foi diretora do Centro de Estudos Brasileiros. Promoveu o diálogo entre escritores brasileiros e argentinos, por meio de seminários, entrevistas, exposições e traduções para o espanhol. Seus textos, compostos com graça, boa dose de humor e marcados pela observação atenta do cotidiano, foram reunidos em duas antologias: Um buquê de alcachofras, de 1980, e O valor da vida, do ano seguinte. Para o público infantil, publicou, em 1986, Loló e o computador e, no ano seguinte, Gatos e pombos. Maria Julieta Drummond de Andrade faleceu em 05 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![3.III.1952 - Encontro na...;-;-;-;Aula de inglês;A sabiá. O barulho...;-;-;[Boca do inferno];-;Poema;-;-;Último poema;-;80 de Rachel e 60 do Quinze;-;Acidentes prejudicam carreiras de músicos;-;Francisco Alves Pinheiro...;-;Agora é para valer;-;Le août pays du rêve;-;-;Chamote/maromba;-;-;-;Zero com louvor...;-;A casa e o palácio;-;-;A hora da estrela, de Clarice, e A cartomante, do Machado. A morte da...;-;-;A magna carta brasileira;-;-;-;O braço direito: dossiê (Possessos: a mulher vomitava...);-;-;-;-;-;-;Dia do livro e de S. Judas...;-;-;-;-;Aníbal M. Machado;Berço da rosa;-;-;Um marginal na academia;-;-;Sou luz, sou luz, Senhor!;-;-;-;Ideia do Hélio: uma fábrica imensa...;-;-;Mexi numa caixa de lembranças...;A mídia e a política;-;-;-;A graça feminina de voar;-;Sinos;Estava aconchegado...;-;-;-;-;A morte de Marieta;-;-;-;Engraçado, ele não aprumou...;-;A presença perene de um homem de convicções;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;O deserto povoado;Um olhar sobre o Marrocos;O caminho para o soneto;Apocalipse de bolso;Cuia de vários tamanhos...;Nota apressada de 16.3.91 para desenvolver;Cães e gatos se distribuem pelo território...;Moacir: recorte JT...;1 exemplar exposto na livraria...;A ditadura da desinformação;A força de um gesto;A inovação estética de Limite;A vitalidade concreta de Guimarães Rosa;Alceu;Aperto;As coisas acontecem;As treze grandes ausências;Bilhete custava o equivalente a US$ 5.000;A boca do inferno;Bonitinha, mas ordinária;Briga de português;Impressões do Brasil;A dona da casa](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/26460_ca_object_representations_media_586318_medium.jpg)