Denominação do documento/obra/objeto: Carta
025605.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Ricado Pamplona Vaz
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
24 de abril de 1986
Detalhes
025605.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
24 de abril de 1986(Não)
Envio de texto
20(altura) x 13,3(largura); 1(folhas)
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação C-CP-
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Não entendo muito de abelhas...;-;O braço direito: dossiê (BD: Atos dos apóstolos...);-;-;Olimpíadas, fundadas por um francês...;-;-;Aniversário e lançamento;A magna carta brasileira;-;-;-;Silêncio e palavra;-;A ponte;-;-;-;Livro de Dilermando de Assis [para o sr]...;-;-;-;Quais as três pessoas...;-;A minha faculdade;-;-;J.E. do D.C.;-;-;Soneto da desesperança;-;[A graça feminina de voar];-;-;-;-;-;-;Escabelo: banquinho...;-;-;A pretexto da discussão do projeto;-;-;-;-;-;Aureliano e a direta em 1986;Chef very bonzinho...;-;-;-;Ai, a minha fratura...;-;-;M. Mendes reeeditado e todavia inédito...;Enfado total de literatura...;-;-;-;-;-;-;Antonio Candido sabe...;-;-;Lirismo quase desesperado;-;84 anos carregando o sentimento do mundo;Agora tem uma coisa: livro bom de não acabar mais é esse O braço direito;-;-;A catapulta;-;-;[O feijão também é um sonho];-;Fez um tendepá danado...;-;-;Montaigne: o pessoal;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;A menina e a estrela;O impossível santeiro;Coluna, Carlos Castello;Uma cidade nasce às vezes...;Um pouco de Costa Rego;O Brasil tem salvação?...;O braço direito: dossiê (Não julgueis que...);O braço direito: dossiê (BD: Qdo o I. Ang. conversa...);Meu corpo é memória. Meu braço...;Admiração João Ribeiro/J. Verissimo...;A doce música mecânica;A inteligência brasileira está com Tancredo Neves;A suave pessoa de José Cândido;A vitória universal do cábula;Além daquela serra;Apocalipse de bolso;As coisas no seu lugar;Às vésperas do lançamento do seu terceiro livro de memórias;Bilhetes a diversos;A boca do inferno;Bons textos;Brizola enfrenta da seca do Nordeste ao Sul brasileiro;Poema de verão;Helô: depoimentos](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/61302_ca_object_representations_media_586320_medium.jpg)