Denominação do documento/obra/objeto: Carta
025970.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Roseli Mara Ferraz de Arruda
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
6 de julho de 1992
Detalhes
025970.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
6 de julho de 1992(Não)
Comentário sobre criação poética a partir da crônica Na sociedade de massa o poeta está mais só, de Otto Lara Resende. Relato sobre personalidades transformadoras do pensamento no mundo. Referência ao desejo de se tornar poeta
24,5(altura) x 19(largura); 5(folhas)
Viagem vaga música, Cem anos de solidão
Há nota de Otto Lara Resende: R. 17.8.92. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência com o código OLR-C-CP-
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Chamado o "grande poeta universal do Brasil", Carlos Drummond de Andrade foi também cronista do time dos melhores. Nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG), e, aos dezoito anos, começou a colaborar no jornal belo-horizontino Diário de Minas, ao mesmo tempo que se integrava ao movimento modernista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934, onde escreveu a sua obra poética e aproximadamente seis mil crônicas. Morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;Miragem;-;-;João-de-barro é só brasileiro?...;-;-;-;-;-;-;-;Ad Immortalitatem;Solução britânica;-;-;-;-;Tartufaria;-;-;-;Café com leite;-;-;-;[Roteiro de entrevista a Otto Lara Resende];-;-;Fumar - causas humildes...;-;A fulminante ação da Graça;-;-;-;Armadilha de Epimênides...;-;-;-;A lembranças do amigos;-;-;Aliança e memória;Os selvagens também sonham;-;-;-;Branca de Neve e os sete anões;-;Poética;-;-;-;Poemas coronários;Era bem modesta a Fundação Universitária...;-;-;-;-;-;Luisa;-;-;-;-;A morte de Clarice Lispector;-;-;Um cadáver sob o divã;-;-;A onça e o computador;-;-;-;-;-;-;-;O purgatório;Dança;-;-;-;-;-;Vinicius e Santoro/Vinicius e Carlinhos Lyra - pobre menina rica/Vinicius e Lorca/Vinicius compositor/De Pixinguinha a Edu/Orfeu da Conceição/Vinicius, poeta do encontro;-;-;-;Esquecemos para viver...;-;-;[Anúncio];-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;R.P. nasceu em Angra dos Reis...;-;-;-;Autógrafos;-;O cogumelo [Mater dolorosa];-;-;-;O braço direito: dossiê (Arca do sigilo...);-;-;O que a medicina não sabia...;-;-;-;A aritmética presidencial;-;-;-;-;-;-;A cidade que será construída;-;-;-;A voz pode identificar o caráter;[O braço direito];-;-;[Prelúdio];-;-;-;-;Paulo Sérgio Oliveira, 34...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Um marginal na academia;O dinheiro ou a nova pátria de mamma Lucia;[Quem é Otto Lara Resende?];Feliz Natal;O braço direito: dossiê (Cruz ansata...);O braço direito: dossiê (2. Cabritismo (Moraes etc.)...);A mocinha pobre, cabelos de...;O braço direito: dossiê (BD: Incenso para aromatizar...);Táxi que não levou/Roubo do relógio...;Cientista americano...;A era do dr. Tancredo;A próxima semana;A Torre de Londres - Inglaterra;Ai que preguiça;Anteontem de madrugada, no Antônio's;Aproximação de provincias;As cores da pátria;Bagdá e Juiz de Fora;Boa notícia (1 e 2);A boca do inferno;Soneto do amor demais;Uma vela para Dário;Epitáfio;Às oito da noite...](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/48376_ca_object_representations_media_586281_medium.jpg)