Denominação do documento/obra/objeto: Carta
026268.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Anny Claude Basset
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
7 de dezembro de 1969
Detalhes
026268.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
7 de dezembro de 1969(Não)
Comentário sobre encontro com Erico Verissimo por ocasião de viagem a Porto Alegre. Notícia de plano de estudo da obra de Erico Verissimo. Notícias de viagem ao Rio de Janeiro e São Paulo. Notícia de moradia em casa de sobrinha de Rubem Braga. Referência ao livro O anjo bêbado, de Paulo Mendes Campos
32,8(altura) x 22(largura); 2(folhas)
Israel em abril, O anjo bêbado
Há nota de Otto Lara Resende: R. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência com o código OLR-C-CP- Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Lucette.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.;Editor a quem se deve a introdução de grandes nomes da literatura universal no Brasil, homem de cultura e de espírito empreendedor, dedicou a vida aos livros e ao cultivo da amizade com os autores que editava. Nasceu em 6 de maio de 1906, em Rosário, cidade da província de Santa Fé, na Argentina e morou em Porto Alegre, onde, a convite de Erico Verissimo, fez história na tradicional Livraria do Globo, depois Editora Globo, fundada em 1883 pela família Bertaso. Morreu em Porto Alegre (RS), em 26 de julho de 1988.;Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.;diretor
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;Adeus, neguinho;Punhais de agosto;-;-;-;-;Poema em 2 movimentos;O braço direito: dossiê (O coveiro...);-;Se há um mistério que...;-;-;A façanha do presidente;-;Árvore brônquica...;-;-;-;-;-;Retórica e assombração;-;Em sombra.../Fomos levados...;-;-;A torta e a unha;-;Afonso Arinos: o Homem, o cidadão, o historiador;-;Um nome como...;-;-;Poluição da língua;-;-;-;-;A magna carta brasileira;-;-;Amantes afogados;-;-;-;A morte rompe o segredo;-;-;Anuário brasileiro de literatura - Irmãos Pongetti, editores - Rio 1940;-;-;-;Convém falar de outros alagoanos...;-;-;-;-;Telef. Teresinha...;Um mandato a confirmar;-;-;-;-;Coronel Xavier Chaves, antigo povoado...;-;-;A peregrinação saborosa de Antônio Alçada;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;O piano de Mário e o violino de Vitor;-;Receita nº 3;-;-;-;-;O braço direito: dossiê (BD: Que é a confissão...);-;A roupa sob medida;-;-;1) Prata da casa. 2) A mulher do inocente;-;A velharia e os novíssimos;-;-;-;-;Só vale escrever o que passa no sangue;-;-;Meu querido precipício;-;-;-;-;-;-;-;Plano de pesquisa e microfilmagem nos arquivos portugueses;-;Cachorrinha d'água...;-;Conheço-te há três meses...;-;-;A construção dos demolidores;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;No tempo da palmatória;Adeus, neguinho;Paris: ida e volta;[Circo-lar];O poeta, solitário no Marrocos, bebe: contribuição de Otto Lara Resende ao Plano de Salvação Nacional, organizado pelo I.P.C.G.V.D.;São desgraças do Brasil...;Eunice/À mão livre;O braço direito: dossiê (A cruz que aqui desembarcou...);O braço direito: dossiê (Xto veio ao mundo...);No ano de 1950, fez-se ainda...;O patrão: maneira subalterna...;Afirmam que o mundo...;Pedro Moreira Barbosa...;A guerra das vedetes;Acaba de aparecer o primeiro romance de Otto Lara Resende;Ainda Vinicius;As memórias de Eugênio Gudin;Assombração;A boca do inferno;Bola com o Brasil;Brasil, Portugal e o demônio;O sr. Otto Lara...;Versos para André](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/23599_ca_object_representations_media_586297_medium.jpg)