Denominação do documento/obra/objeto: Bilhete
026274.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Anny Claude Basset
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
10 de julho de 1979
Detalhes
026274.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Bilhete
10 de julho de 1979(Não)
Cumprimentos pela eleição à Academia Brasileira de Letras. Notícias de viagem a Espanha. Notícia de viagem ao Brasil
26,5(altura) x 18(largura); 2(folhas)
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência com o código OLR-C-CP-
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;diretor;Prosadora com textos celebrados por grandes nomes da crítica literária brasileira, Lygia Fagundes Telles transitou à vontade entre o romance e o conto. Nasceu em São Paulo (SP), em 19 de abril de 1923. Estreou com Porão e sobrado, de 1938. Em 1941, iniciou o curso na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, onde conviveu com intelectuais modernistas que ainda circulavam pelos cafés e bares do entorno. Em 1985 é eleita para a Academia Brasileira de Letras. Em maio de 1997, Lygia Fagundes Telles participou da série O escritor por ele mesmo, projeto do Instituto Moreira Salles, cujo formato constou de uma entrevista ao vivo, nas sedes do IMS, e na leitura de textos do autor, feita por ele próprio. Em março de 1998, o IMS a homenageou com a edição do volume n.º 5 dos Cadernos de literatura brasileira. Em 2005 recebe o Prêmio Camões. Lygia Fagundes Telles morreu em 3 de abril de 2022.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
