Título: A vida contada e sentida do solitário do Tambaú
031135.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Virgílio Moretzsohn Moreira
(Autoria)
(Autoria)
1 de julho de 1984
Detalhes
031135.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > A vida contada e sentida do solitário do Tambaú
Recorte sobre
A vida contada e sentida do solitário do Tambaú
(Título)
Virgílio Moretzsohn Moreira (Autoria)
1 de julho de 1984(Não)
Resenha
O Globo
; 1(folhas)
O nordeste e a política. Diálogo com José Américo de Almeida, A bagaceira
Possui ilustração: reprodução da capa do livro O nordeste e a política - Diálogo com José Américo de Almeida, de Aspásia Camargo, de autoria não identificada. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Crítica sobre Otto Lara Resende, com notação OLR-MP-COLR-4201. Originalmente no dossiê Otto Lara Resende/1980-1989.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;Aos 48 anos Niskier é imortal;Soneto livre;-;-;-;-;O braço direito: dossiê (O ribombo do trovão...);-;Sou um viciado em Brasil...;-;A dança das constituições;-;Eleições: eleitor de bico de pena...;-;-;-;As Pompas do Mundo;[Farpas alegres sobre Georges Bernanos];-;-;-;-;Grande poeta...;-;-;-;Uma fagulha que seja...;-;-;A sociedade e a moral cristã;-;-;Assim é, se lhe parece;-;-;-;Biblioteca: memória;Poema inteligente;-;-;-;-;Mota: Hélio e eu;-;-;-;-;-;Estefanote - trepadeira...;-;-;-;-;-;-;Bombas e bombons;-;-;Muitas cabeças unidas num só corpo...;-;-;O linguajar carioca...;-;Gregoriana...;-;-;Afeição sobre quatro patas: os gatos;-;30 anos de vida literária;-;-;Liberdade nº 2;-;-;Col: sobral, mult dos pães...;-;-;Falsa alegoria;-;-;Dado o alarma...;-;A sogra de Pedro;-;A capucha;-;-;Amor, de mãos dadas;O trono vazio;Soneto de um casamento;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;A arara de luto;Quando a revolução era novidade;Mater dolorosa;[Introdução a Carlos Drummond de Andrade];Vem de longe, da minha...;Casa dentro da casa;Culpa;Docta ignorantia...;Casal feliz [conto]...;Nem pensar. Vida pública? Nunca...;Linhagem;O braço direito: dossiê (Os seus lêmures...);À margem dos cock-tails;A vida contada e sentida do solitário do Tambaú;Academia;Alceu e eu;Atestado de identidade para Murilo Mendes;A boca do inferno;Já pensou em escrever um livro de memórias?](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/38437_ca_object_representations_media_586311_medium.jpg)