Título: Aplausos a Otto Lara
Detalhes
031394.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > Aplausos a Otto Lara
Recorte sobre
Aplausos a Otto Lara
(Título)
Lobato Edgard Duarte (Autoria)
10 de agosto de 1982(Não)
Carta
O Globo
; 1(folhas)
Dono do mundo, Quo vadis, Thaís
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Crítica sobre Otto Lara Resende, com notação OLR-MP-COLR-1679. Originalmente no dossiê Otto Lara Resende/recortes de jornais 1981 a 1982/83, em pasta verde com a inscrição Recotes de jornais, 1981 a 1982/83. O arquivista optou por manter os documentos colados em suporte de papel craft como foram encontrados.
Chamado o "grande poeta universal do Brasil", Carlos Drummond de Andrade foi também cronista do time dos melhores. Nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG), e, aos dezoito anos, começou a colaborar no jornal belo-horizontino Diário de Minas, ao mesmo tempo que se integrava ao movimento modernista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934, onde escreveu a sua obra poética e aproximadamente seis mil crônicas. Morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
