Título: Eu tu ele: nós
Detalhes
032741.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > Eu tu ele: nós
Recorte de
Eu tu ele: nós
(Título)
Otto Lara Resende (Autoria)
26 de outubro de 1980(Não)
Artigo
O Globo
; 1(folhas)
História da literatura brasileira, Minha formação, Minhas recordações, Oito anos de parlamento, Pequena história da literatura brasileira
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Produção de Otto Lara Resende, com notação OLR-MP-POLR-1169, e encontrava-se no dossiê 1) "Otto Lara Resende/ artigos-1979-82" [O Globo]; 2) "Otto Lara Resende/ artigos de 1980". 1) Recortes arquivados pelo escritor em plásticos dentro de pasta (Cartonagem Imperial, Petrópolis, RJ). Para diferenciar o dossiê designamos como: "artigos 1979-82"[O Globo]; 2) Recortes arquivados pelo escritor em pasta fichário com a inscrição Artigos de 1980. Os documentos estavam grampeados em suporte de papel sulfite, a pesquisa retirou os grampos e descartou o suporte.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
