Título: Manuscrito francês
Detalhes
033642.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > Manuscrito francês
Recorte de
Manuscrito francês
(Título)
Otto Lara Resende (Autoria)
30 de agosto de 1977(Não)
O Globo
; 1(folhas)
Aracelli, meu amor, Bernanos: uma biografia, Bernanos no Brasil, Bernanos Par Lui-Même, Ecrivains de Toujours, Folkestone, Georges Bernanos: a Biography: a Study of the Man and the Writer, Les enfants humiliés, Lettre aux anglais, Lições do Abismo, Madame Bovary, M. Ouine, Noturno de Belo Horizonte, Nous autres Français, O Caso de Consciência da França, Presence de Bernanos, Cahiers du Rhône, Dublin Rewien, Jornal do Brasil, Le Nouvel Observateur, O Estado de S. Paulo, O Jornal, Revista Acadêmica
Documento em suporte de papel sulfite. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Produção de Otto Lara Resende, com notação OLR-MP-POLR-41, e encontrava-se no dossiê "Artigos 1977". Documentos organizados originalmente em seqüência cronológica decrescente, pasta A-Z, marca Geka, de cor preta mesclada de branco, contendo índice dos artigos publicados pelo escritor em 1977. Foram descartadas as folhas brancas usadas como suporte.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
