Título: Vai-te embora, menina morta
Detalhes
036389.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > Vai-te embora, menina morta
Recorte de
Vai-te embora, menina morta
(Título)
Otto Lara Resende (Autoria)
19 de setembro de 1982(Não)
Artigo
O Globo
; 1(folhas)
A Queda para o Alto, Boca do inferno, Memórias de um menino de negócios, O Ateneu, Viver & Escrever, Diário Carioca, Diário de notícias
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Produção de Otto Lara Resende, com notação OLR-MP-POLR-1561, e encontrava-se no dossiê 1) "Otto Lara Resende/ artigos-1979-82" [O Globo]; 2) "Otto Lara Resende/ artigos de 1982". 1) Recortes arquivados pelo escritor em plásticos dentro de pasta (Cartonagem Imperial, Petrópolis, RJ). Para diferenciar o dossiê designamos como: "artigos 1979-82"[O Globo]; 2) Recortes arquivados pelo escritor em pasta fichário com a inscrição: OLR/1982. A pesquisa optou por descartar os suportes de papel craft em que os documentos estavam grampeados.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Autora de retumbante sucesso editorial com o lançamento de Quarto de despejo (1960), relato do cotidiano de uma favela e de um período da realidade sóciocultural paulista no início da formação dessas comunidades. Nasceu em Sacramento (MG), em 14 de março de 1914, e em São Paulo, como escritora, conheceu a fama e o fracasso quase ao mesmo tempo. Morreu na casa de um dos filhos, no sítio Cipó, em São Paulo (SP), em 13 de fevereiro de 1977.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
