Título: Orlando Villas-Bôas
Detalhes
008MS028.jpg
Madalena Schwartz
Madalena Schwartz > Orlando Villas-Bôas
Orlando Villas-Bôas
(Título atribuído)
Madalena Schwartz (Autoria)
1974(Data de produção)
Orlando Villas Bôas, filho de fazendeiros paulistas, nasceu na cidade de Botucatu em 1914. Trabalhou em escritório de advocacia, serviu o exército e foi funcionário da multinacional Esso até decidir abandonar tudo e partir com os irmãos Cláudio e Leonardo para o Mato Grosso, atrás da expedição Roncador-Xingu, em 1943. Os irmãos fingiam-se de sertanejos analfabetos para integrar a marcha, até que foram desmascarados e passaram a comandar certas atividades nas bases de apoio. Com a "descoberta" de índios de tribos isoladas pelo caminho e a desistência do chefe oficial da expedição, os três assumiram o comando da equipe que desbravaria o oeste brasileiro. A Marcha para o Oeste foi um movimento criado por Getúlio Vargas com o objetivo de promover a interiorização do país. Foi um dos idealizadores do Parque Nacional do Xingu, criado em 1961 com o objetivo de preservar a cultura dos povos indígenas. O indigenista, que foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, morreu em 2002, aos 89 anos.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Negativo flexível - Triacetato
GELATINA/ Prata
P&B
Horizontal, Retrato individual, Retrato, Pessoas
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/353/orlando-villas-boas; http://www.educacional.com.br/reportagens/indios/orlando.asp; www.estadao.com.br/villasboas/familia.htm
Fotógrafa de origem húngara, Madalena Schwartz nasceu em 9 de outubro de 1923 e em 1934 imigrou com a família para Buenos Aires. Chegou ao Brasil em 1960 e viveu em São Paulo até falecer, em 1993. Começou a fotografar aos 45 anos e especializou-se em rostos, tanto de figuras conhecidas como de anônimos. Produziu mais de 16 mil imagens.
Instituto Moreira Salles
