Título: Joãosinho Trinta
Detalhes
008MS037.jpg
Madalena Schwartz
Madalena Schwartz > Joãosinho Trinta
Joãosinho Trinta
(Título atribuído)
Madalena Schwartz (Autoria)
1982(Data de produção)
O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta nasceu em São Luís, capital do Maranhão, em 1933. Trabalhando como escriturário em sua cidade, aos 18 anos conseguiu na empresa uma transferência para o Rio de Janeiro. Estudante de balé, em 1956 ingressou no corpo de baile do Teatro Municipal. Começou sua carreira como assistente na Acadêmicos do Salgueiro, trabalhando com Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues. Com a saída deles, assumiu o posto de carnavalesco da escola e, formando dupla com a artista plástica Maria Augusta, foi campeão dos carnavais de 1974 e 75. Logo transferiu-se para a Beija Flor de Nilópolis e seus enredos ousados e luxuosos, além da criação de grandes carros alegóricos, deram novos rumos ao carnaval carioca, além de algumas vitórias para a escola. Trabalhou também na Unidos do Viradouro e na Acadêmicos do Grande Rio. Em 2004, sofreu sua segunda isquemia (a primeira fora em 1993), que o deixou com algumas seqüelas.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Negativo flexível - Triacetato
GELATINA/ Prata
P&B
Horizontal, Retrato, Pessoas, Arte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3ozinho_Trinta; http://www.dicionariompb.com.br/verbete.asp?tabela=T_FORM_B&nome=Jo%E3osinho+Trinta
Fotógrafa de origem húngara, Madalena Schwartz nasceu em 9 de outubro de 1923 e em 1934 imigrou com a família para Buenos Aires. Chegou ao Brasil em 1960 e viveu em São Paulo até falecer, em 1993. Começou a fotografar aos 45 anos e especializou-se em rostos, tanto de figuras conhecidas como de anônimos. Produziu mais de 16 mil imagens.
Instituto Moreira Salles
