Título: Revolta da Armada
Detalhes
0071824cx096a-08.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Revolta da Armada
Revolta da Armada
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1893(Data de produção)
1893 - 1894(Datas-limite)
A Revolta da Armada foi um movimento promovido por algumas unidades da Marinha em oposição ao governo Floriano Peixoto. Começou em setembro de 1893 no Rio de Janeiro e durou até março de 1894, atingindo a região sul do país. As origens da revolta remetem à ascensão de Floriano Peixoto à presidência da República, nove meses depois da renúncia de Deodoro da Fonseca. Floriano era vice de Deodoro, mas a Constituição previa nova eleição caso a Presidência ou a Vice-Presidência ficassem vagas antes de decorridos dois anos de mandato. A oposição passou a acusar Floriano de estar ilegalmente no poder, e um grupo de altos oficiais da Marinha começou a exigir eleição imediata. A adesão dos altos oficiais refletia o descontentamento da Armada com o pequeno prestígio político da Marinha. Devido ao baixo apoio político recebido no Rio de Janeiro, os manifestantes dirigiram-se a ilha do Desterro (atual Florianópolis). Com novos navios adquiridos no exterior, Floriano acabou derrotando a revolta em março de 1894.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005 p. 275. Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
18(altura) x 24(largura)(imagem/dimensão total)
Externa, Horizontal, Retrato, Diurna, Pessoas, Armas, Indumentária
http://guiadoestudante.abril.com.br/aberto/pub/no_75343.shtml
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles