Título: Ilha de Paquetá
Detalhes
0071824cxrio4-04.JPG
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > NEGATIVOS DE VIDRO > Temas > Baía da Guanabara e arredores > Ilha de Paquetá
Ilha de Paquetá
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1880(Data de produção)
1875 - 1885(Datas-limite)
Paquetá é um dos bairros mais antigos do Rio. Um dos primeiros registros da ilha é de 1555, quando foi descoberta por André Thevet, cosmógrafo da expedição de Villegaignon (cuja missão era fundar a França Antártica). No entanto, seus primeiros habitantes foram os índios tamoios. Por volta de 1565, Estácio de Sá, após derrotar os franceses e fundar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, divide Paquetá em duas sesmarias e as doa a antigos companheiros de viagem. A ilha Desenvolveu-se bastante quando D. João VI, a partir de 1808, passou a freqüentar a ilha com certa constância.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005 p. 128
Livro: Marc Ferrez/Rio; organização de Sergio Burgi e Mariana Newlands. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2015; Göttingen: Steidl, 2015.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005 p. 128
Livro: Marc Ferrez/Rio; organização de Sergio Burgi e Mariana Newlands. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2015; Göttingen: Steidl, 2015.
Negativo - Vidro
COLÓDIO/ Prata
P&B
18(altura) x 24(largura)(imagem/dimensão total)
Externa, Paisagem, Diurna, Horizontal, Flora / Vegetação, Acidente Geográfico, Pesca, Baía de Guanabara, Ilha de Paquetá
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
www.ilhadepaqueta.com.br
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural