Título: São Paulo Railway, Porto de Santos
Detalhes
0073555cx006a007-01.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > NEGATIVOS DE VIDRO > Temas > Fazendas de café > São Paulo Railway, Porto de Santos
São Paulo Railway, Porto de Santos
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1880(Data de produção)
1880 - 1892(Datas-limite)
O Porto de Santos era o ponto inicial da São Paulo Railway, mais conhecida como Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. O porto iniciou suas atividades no princípio do século XVI, operando com estruturas rudimentares até 02 de fevereiro de 1892, quando foram inaugurados os primeiros 260 metros de cais construídos. Aquele modesto atracadouro tornava-se o primeiro porto organizado do Brasil. Impulsionado pelas exportações de café, o Porto de Santos cresceu rapidamente, com grandes e frequentes ampliações, e atravessou todos os ciclos de crescimento econômico do País. Ferrez realizou fotografias do Porto de Santos em diversas ocasiões. Algumas delas foram 1880, em 1892, e no início do século XX. As imagens realizadas nesta última data fazem parte de um conjunto maior, de imagens de outros pontos da estrada de ferro, como a estação da Luz, recém reformada.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
P&B
34,5(altura) x 55(largura)(imagem)
Externa, Panorama, Diurna, Horizontal, Fluvial / Marítimo, Transportes, Barco, Navio, Cais do Porto de Santos, Porto / Cais
Imagem tratada digitalmente.
http://www.portodesantos.com.br/institucional/o-porto-de-santos/
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural