Título: Assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial
Detalhes
007A5P3F03-009.JPG
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3F03 > Assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial
Assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial
(Título atribuído)
Antonio Luiz Ferreira (Autoria)
13 de maio de 1888(Data de produção)
Na sacada do Paço Imperial está a Princesa Isabel, junto ao Conde d'Eu, sendo aclamada pela multidão após a assinatura da Lei Áurea, que finalmente extinguia a escravidão no Brasil. Foi assinada em 13 de maio de 1888 pela princesa e era fruto de um longo processo em favor da liberdade. O regime escravista começou a declinar com o fim do tráfico negreiro, em 1850, mas somente com a Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870, que o movimento abolicionista ganhou impulso. Muitos dos ex-escravos que voltavam da guerra vitoriosos recusavam-se a voltar à sua condição servil. A primeira lei abolicionista (Lei do Ventre Livre) foi promulgada em 1871; em 1884 o Ceará extingue a escravidão em seu território; e em 1885 foi promulgada a Lei dos Sexagenários. Finalmente, em 1888, o império cede às pressões tanto internas como externas e abole de vez a condição servil no país. A Lei Áurea contribuiu ainda para a queda da monarquia, que se daria no ano seguinte. Os republicanos haviam acabado de ganhar significativo apoio dos cafeicultores do Rio de Janeiro, que pleitearam - sem sucesso - uma indenização pela perda de seus "bens".
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Exposição "O Paço, a Praça e o Morro", realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 24 de junho a 28 de agosto de 2016.
Exposição "O Paço, a Praça e o Morro", realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 24 de junho a 28 de agosto de 2016.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
18,2(altura) x 23,3(largura)(imagem)
20,3(altura) x 25,4(largura)(imagem/dimensão total)
20,3(altura) x 25,4(largura)(imagem/dimensão total)
Externa, Horizontal, Cena de rua, Diurna, Pessoas, Multidão, Eventos / Cerimônias, Arquitetura, Praça XV de Novembro, Praça 15 de Novembro, Praça Quinze de Novembro
Antonio Luiz Ferreira. Fotógrafo do Rio de Janeiro, anunciava regularmente no Laemmert desde 1894. Não se sabe ao certo se ele é o mesmo Luiz Ferreira que em 1888 fotografara as aclamações populares.
FERREZ, G. "A fotografia no Brasil", p. 95; http://www.unificado.com.br/calendario/05/abolicao.htm.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Antonio Luiz Ferreira/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
