Título: Avenida Central
Detalhes
007A5P3F04-023.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3F04 > Avenida Central
Avenida Central
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1906(Data de produção)
1901 - 1911(Datas-limite)
A abertura de uma avenida que cortasse o centro da cidade de ponta a ponta estava prevista quando foram iniciadas as obras no porto do Rio de Janeiro, no início do século XX. Foi então rasgado um caminho, em linha reta, que ia da Praia da Ajuda à Prainha, e a maioria das ruas do entorno foram arrasadas, além de desapropriados inúmeros imóveis. A primeira casa derrubada foi em março de 1904 e já em setembro o prefeito Pereira Passos, o engenheiro Paulo de Frontin (nomeado chefe das obras), Rodrigues Alves e Lauro Müller podiam percorrer a avenida de 1.996 metros de comprimento e 33 metros de largura. Com pavimentação artística de mestres calceteiros cedidos pela Câmara de Lisboa e ornamentada com paus-brasil e jambeiros, a Avenida Central foi inaugurada em 1905. Vemos à esquerda uma parte do Morro do Castelo, colocado abaixo em 1922.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
16(altura) x 21,9(largura)(imagem)
18(altura) x 24(largura)(dimensão total)
18(altura) x 24(largura)(dimensão total)
Cena de rua, Diurna, Externa, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico, Arquitetura, Avenida Central (Rio de Janeiro), Avenidas, Avenida Rio Branco (Rio de Janeiro)
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 177/178.
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
