Título: Canal do Mangue
Detalhes
007A5P3F04-052.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3F04 > Canal do Mangue
Canal do Mangue
(Título atribuído)
Autoria não identificada (Autoria)
circa 1930(Data de produção)
1927 - 1933(Datas-limite)
A região onde foi construído o Canal era conhecida como Mangal de São Diogo, uma extensa baixada arenosa, de mangues, formada por diversos rios e um braço de mar que se estendia da atual ponte dos Marinheiros até a Praça Onze. Ficava no caminho para o Engenho Velho, e dificultava a passagem direta para a zona norte da cidade. Em 1835 foi projetado um canal que coletasse a água dos rios que ali desaguavam e para receber a entrada do mar. As obras ficaram prontas em 1860, depois que o Barão de Mauá ganhou uma concessão do Governo Imperial para explorá-las. Estava pronto, assim, o Canal do Mangue. Em 1876 foram feitas limpeza e restauração dos muros e pontes e plantadas palmeiras. Foi também aterrada uma área sobre o mangue, que ficou conhecida como Aterrado.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Reprodução fotomecânica - Papel
COLOTIPIA/ Pigmento
COR
19(altura) x 22,7(largura)(imagem)
21,5(altura) x 29(largura)(dimensão total)
21,5(altura) x 29(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Paisagismo, Flora / Vegetação, Canal do Mangue
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 170 e 171; Sanson, M. e Vasquez, P. ORJFL, p. 62 e 63.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Autoria não identificada/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
